• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/12/2015
Pais e Alunos

Escolas da rede realizam ações integradas para socialização de alunos

O objetivo é estabelecer uma passagem tranquila para o novo ambiente escolar

“Conhecemos a nossa futura escola e eu gostei muito da nova unidade”, diz a aluna dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Emilly de Lima, da E.E. Brasilio Machado, localizada no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Ela participou das ações de socialização que a escola realiza com alunos que estão prestes a mudar de unidade e de ciclo escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A parceria é feita com a E.E. Carlos Maximiliano, localizada também no bairro da Vila Madalena, que atende os Anos Finais do Ensino Fundamental. As ações visam estabelecer uma passagem tranquila para o novo ambiente escolar, além de introduzi-las em uma nova didática pedagógica.  

“O aluno não chega na nova escola zerado, assim como não chegou aqui zerado. Ele tem uma história, e essa história tem que ser conhecida antecipadamente pela escola. Ele tem que conhecer o novo espaço que vai frequentar e, sendo assim, vai entender que essa mudança não é uma quebra e sim um novo ciclo”, diz Cleusa Rizzaro, coordenadora pedagógica da E.E.Brasílio Machado.

Os alunos visitaram e realizaram atividades na nova escola e, aos poucos, vão conhecendo o novo ambiente escolar e os novos colegas de classe. “Recebemos o diagnóstico de cada aluno do 5º ano, que foi compartilhado com professores, coordenadores e a gestão da escola. Eles fizeram também o simulado do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), onde utilizaram os tablets da escola para a realização da prova. E também participaram da Feira de Ciências com apresentações de projetos”, explica Maria Emília Alves da Silva Barbosa, coordenadora pedagógica da E.E.Carlos Maximiliano.

“Recebemos os alunos da escola Brasilio Machado e eles apresentaram os projetos para nós e também apresentamos as nossas atividades para eles. Interagimos muito e aprendemos demais”, Mariana Alves de Souza, aluna da E.E. Carlos Maximiliano.

Os ex-alunos da E.E.Brasilio Machado que foram transferidos, já aprovaram a nova unidade escolar. “Eu achava que era uma escola comum, como as outras, mas quando eu cheguei aqui, percebi que era tudo diferente. A amizade, o amor e o respeito reinavam nessa escola. Estou feliz”, diz Anthony da Silva, aluno da E.E.Carlos Maximiliano.