• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 08/02/2017
Pais e Alunos

Escolas da rede recebem coleção sobre história da África e afrodescendentes

Material elaborado pela ONG Projeto Afreaka foi produzido em 15 países do continente

Os professores da rede estadual de São Paulo terão um reforço para o ensino da história e cultura africana. Em parceria com a ONG Projeto Afreaka, a Secretaria da Educação vai entregar às escolas exemplares da revista “Afreaka – África sem estereótipos”. A iniciativa tem apoio do Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), responsável pelas ações pedagógicas específicas para alunos estrangeiros, educação quilombola e diversidade sexual e de gênero.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O material possui reportagens, entrevistas e artigos realizados a partir de pesquisa de campo em 15 países da África. A coleção conta com quatro revistas, sendo três delas voltadas para alunos, professores e funcionários, e outra que serve como material de apoio aos professores.

Cadastro de alunos e ferramentas online

Desde 2014, as 91 Diretorias de Ensino mantém ativado um cadastro para identificar o público quilombola na rede já no ato da matrícula ou transferência dos estudantes. Na mesma época, a Secretaria também lançou a ferramenta ‘Educação para as relações étnico-raciais’. Disponível na rede colaborativa Currículo +, o espaço é aberto a todos os professores da rede e tem o objetivo de apresentar conteúdos digitais sobre o tema.

Com a ajuda da plataforma, os docentes têm a chance de atualizar e aprimorar o conhecimento, de forma interdisciplinar, e assim propor aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio atividades sobre o tema. A ferramenta completa as ações já implantadas na rede, incluindo cursos de capacitação continuada para gestores e professores coordenadores interlocutores de educação para as relações étnico-raciais.