sexta-feira, 28/07/2017
Educação Indígena

Escolas da Rede recebem matrículas de novos alunos durante todo o ano letivo

É só comparecer a uma unidade de ensino mais próxima de sua residência com os documentos exigidos

Quem está fora da rede estadual, mas deseja fazer parte dos 3,7 milhões de estudantes que compõem uma das maiores redes do Brasil, pode se matricular durante todo o ano letivo em qualquer unidade escolar de São Paulo. O cadastro é presencial e pode ser feito na escola mais próxima de casa ou local de trabalho. É preciso apresentar documento de identidade original (Certidão de Nascimento ou RG) e comprovante de residência.

O pai ou responsável deve procurar qualquer escola pública e solicitar a inscrição. O aluno, então, será encaminhado para a escola pública mais perto de sua residência, onde houver vaga.

Educação para Jovens e Adultos

A EJA – Educação para Jovens e Adultos é uma das opções para quem está atrasado com os estudos e pretende regularizar a situação, para dar sequência na formação. Dividida em termos, a EJA oferece o ciclo Fundamental aberto a estudantes com idade mínima de 15 anos e com duração de quatro semestres. Já o Médio é voltado a candidatos acima de 18 anos e conclusão em três semestres. Além da atenção ao currículo oficial, o projeto pedagógico é propor aulas que dialoguem com a vida profissional e cotidiano dos alunos.

Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos

Outra opção para quem quer conquistar o diploma ainda em 2017 são os CEEJA – Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos com presença flexível. Nas 31 unidades em funcionamento em diferentes regiões, o participante recebe os roteiros de estudos e deve comparecer à escola quantas vezes forem necessárias para obter orientações, tirar dúvidas com os professores, frequentar oficinas e realizar as avaliações parciais e finais.