Quem está fora da rede estadual, mas deseja fazer parte dos 3,7 milhões de estudantes que compõem uma das maiores redes do Brasil, pode se matricular durante todo o ano letivo em qualquer unidade escolar de São Paulo. O cadastro é presencial e pode ser feito na escola mais próxima de casa ou local de trabalho. É preciso apresentar documento de identidade original (Certidão de Nascimento ou RG) e comprovante de residência.
O pai ou responsável deve procurar qualquer escola pública e solicitar a inscrição. O aluno, então, será encaminhado para a escola pública mais perto de sua residência, onde houver vaga.
Educação para Jovens e Adultos
A EJA – Educação para Jovens e Adultos é uma das opções para quem está atrasado com os estudos e pretende regularizar a situação, para dar sequência na formação. Dividida em termos, a EJA oferece o ciclo Fundamental aberto a estudantes com idade mínima de 15 anos e com duração de quatro semestres. Já o Médio é voltado a candidatos acima de 18 anos e conclusão em três semestres. Além da atenção ao currículo oficial, o projeto pedagógico é propor aulas que dialoguem com a vida profissional e cotidiano dos alunos.
Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos
Outra opção para quem quer conquistar o diploma ainda em 2017 são os CEEJA – Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos com presença flexível. Nas 31 unidades em funcionamento em diferentes regiões, o participante recebe os roteiros de estudos e deve comparecer à escola quantas vezes forem necessárias para obter orientações, tirar dúvidas com os professores, frequentar oficinas e realizar as avaliações parciais e finais.