• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/09/2017
Informações Administrativas
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Escolas da rede são alvo de campanha que inibe o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos

CervBrasil e Educação assinam Protocolo de Intenções para aplicar o projeto Cidade Responsável

Na tarde desta sexta (1), o secretário da Educação José Renato Nalini recebeu Paulo de Tarso Petroni, diretor executivo da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), no Salão Nobre da escola Caetano de Campos. Ambos assinaram o Protocolo de Intenções que implementará nas escolas estaduais, por meio de ações voluntárias, o projeto “Cidade Responsável”. A iniciativa deve contemplar 255 escolas estaduais de 6 Diretorias de Ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Projeto prevê incentivo ao desenvolvimento de ações para a inibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, envolvendo o Programa Escola da Família e os Professores Mediadores Comunitários em Escolas Estaduais de três regiões do Estado de São Paulo, onde estão localizadas seis DEs: Americana, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema e São José do Rio Preto.

Ainda de acordo com o Protocolo de Intenções, serão realizadas formações para Professores Mediadores Comunitários e para vice-diretores do Programa Escola da Família a partir do material “Movimento Pé no Chão” e conteúdos elaborados exclusivamente para este fim.

Para estimular o engajamento de estudantes e professores, será lançado o Concurso Cultural Cidade Responsável para as escolas das três regiões, compreendidas pelas seis Diretorias.

Conforme a descrição das etapas de execução previstas no programa, as DEs envolvidas, a equipe do Projeto Cidade Responsável, juntamente com a Educação, trabalharão no plano de ação, adequando-os aos diferentes contextos de cada região.

Além da pesquisa, a ser aplicada antes do início e ao término das ações, o Projeto Cidade Responsável oferecerá capacitação e conteúdo de EaD que serão desenvolvidos pela empresa StoryMax.

Após o período de capacitações, haverá distribuição de material e compartilhamento do tema do Projeto com todos os profissionais das escolas. Será lançado o Concurso Cultural Cidade Responsável, que se estende aos estudantes e educadores, compreendendo os Professores Mediadores Comunitários, Professores Regulares, Educadores Universitários das escolas-sede do projeto. Após o término do Concurso, um evento de premiação e encerramento do Projeto será organizado em cada região.

Sobre o Projeto Cidade Responsável

Lançado em 2014, o Projeto Cidade Responsável é uma iniciativa da CervBrasil, que reúne as quatro maiores fabricantes da cerveja do país. Desde 2016, o Projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos).

O Projeto Cidade Responsável tem como objetivo inibir o consumo precoce de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos no perímetro de uma cidade. Foi implementado nos municípios de Fernandópolis (SP), São Bernardo do Campo (SP) e, atualmente, em Americana (SP). Além de atuar no campo de Educação, o Projeto prevê outras cinco frentes de atuação: Saúde, Comunidade (que reúne as Secretarias de Cultura, Esporte, Assistência Social e a Sociedade Civil), Compra e Consumo (que agrega os órgãos responsáveis pelo trabalho de fiscalização, como a Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Procon e outros), Comunicação e Parcerias.