• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/09/2017
Ensino Fundamental

Escolas transformam hortas em ‘laboratório’ de Ciências e práticas saudáveis

Espaços são destinados à produção de hortifrutis, ensino de técnicas agrícolas e decoração

Além das salas de aulas, professores e alunos da rede estadual adotaram as hortas como espaço adicional para o ensino de disciplinas como Ciências, Geografia e até Matemática. Pesquisa realizada pela equipe de Meio Ambiente da Secretaria da Educação com 1.200 escolas revelou que mais da metade utiliza essas áreas verdes para fins didáticos. Mais: 62% aproveitam para praticar hábitos saudáveis. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É exatamente o que estão fazendo sete unidades de Andradina participantes do projeto Horta Cidadã. Desde o início do ano, estudantes do Fundamental e Médio aprendem sobre clima, solo, aquecimento global, produção e destinação de lixo e sustentabilidade. “A ideia é contextualizar o conteúdo dos livros. Queremos que os alunos aprendam como preparar a terra utilizando recursos que a própria escola proporciona”, conta Alessandro Veloso da Costa, professor coordenador de Geografia.

Em Araraquara, na E.E. Narciso da Silva Cesar, a proposta é multidisciplinar. As crianças acompanham todo o processo de cultivo – adubação, plantio e colheita. Ao final as hortaliças vão para os pratos servidos na merenda. Não antes de algumas aulas de inglês. Alfaces, chicórias, cenouras, salsinhas e cebolinhas são algumas das palavras recém-descobertas.

Já na E.E. Alcindo Soares do Nascimento, em Americana, o grêmio estudantil e os pais são os importantes reforços. Enquanto os adultos são responsáveis pelo preparo da terra e manutenção do espaço aos sábados e domingos, os estudantes plantam verduras e legumes ao longo da semana. Ao mesmo tempo, os líderes se dedicam a passar de classe em classe para explicar os benefícios nutricionais dos alimentos.

As hortas também ajudam a embelezar as escolas. Na E.E. Professora Lydia Rocha Alves, em Franca, um modelo suspenso otimizou um espaço que estava sem muito uso. A iniciativa proposta pelo voluntário do Programa Escola da Família João Marçal Fugimoto hoje serve ainda para plantar frutas. Só em 2016 foram entregues mais de 3 mil mudas para o cultivo dos produtos em casa.

Mais números

A pesquisa mostrou, ainda, que 31% das escolas utiliza a horta para produção de hortifrútis para serem utilizados na alimentação escolar, e 12% para ensino de técnicas agrícolas para a comunidade.

Projeto Horta Educativa

O objetivo da Horta Educativa é fortalecer o trabalho educacional, estimular o consumo de vegetais, principal aliado na formação de hábitos alimentares saudáveis, criar uma atitude positiva diante da natureza e dos alimentos e possibilitar o relacionamento entre diferentes conteúdos curriculares.