sexta-feira, 16/03/2012

Escolas da região de Itaquaquecetuba podem se inscrever em festival de cinema até 30/3

Promovido pela Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, o projeto Cinearte propõe o cinema como uma nova forma de abordar temas importantes aos alunos da rede O projeto Cinearte promove este […]

O projeto Cinearte promove este ano, mais uma vez, o festival de cinema para os alunos da rede estadual. Para participar, as escolas interessadas deverão preencher uma ficha de casdastramento no site da diretoria de ensino, até dia 30 de março, e enviar à administração regional para efetuar a inscrição. Após a unidade escolher o gênero com o qual deseja trabalhar, como comédia, terror e drama, os alunos terão de produzir os filmes. Esse trabalho será realizado ao longo do ano e com o acompanhamento do professor.

“O projeto é extremamente importante para que o aluno trabalhe com as várias linguagens do cotidiano. Por meio dele, os estudantes aprendem a analisar, sintetizar, pesquisar, entre outras habilidades que são fundamentais para uma vida em sociedade”, explica Rosania Morales Morroni, dirigente regional de ensino.

Todos os alunos das escolas cadastradas receberão certificados de participação e os cinco primeiros colocados de cada gênero serão premiados com troféus. O festival produziu 63 filmes desde sua primeira edição, em 2009, e a participação dos alunos vem crescendo consideravelmente desde então.

O aluno Daniel dos Santos Tenório, do 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Professora Vera Lucia Torres Rodrigues Affonso, em Poá, diz que “sempre quis ser diretor de cinema, é um sonho que eu tenho. O Cinearte foi uma oportunidade de colocar em prática essa experiência incrível”. No ano passado, o estudante compôs um dos grupos vencedores com o filme de terror “Vingança Paranormal”. Neste ano, a escola já está entre as cadastradas para o festival.