terça-feira, 30/05/2017
Gestão Democrática

Escolas da região de Prudente participam de etapa local de discussões em Gestão Democrática

Coordenador da Secretaria acompanhou encontro nesta terça (30); ao todo, 46 unidades participaram

Seguindo o calendário do projeto “Gestão Democrática”, 46 unidades de ensino da região de Presidente Prudente participaram, nesta terça-feira (30), da etapa local das discussões. O coordenador do projeto, Wilson Levy acompanhou um dos encontros programados na E.E. Monsenhor Sarrion.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na primeira fase, em 2016, cerca de 500 mil estudantes, professores e pais/responsáveis responderam a um questionário online sobre a atuação das três principais instâncias democráticas: Grêmios, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres (APM).

Neste momento, as unidades têm a oportunidade de avaliar a própria realidade e propor soluções. A ideia é que com ajuda dos Facilitadores – professores da rede capacitados com técnicas de design thinking – a comunidade seja capaz de identificar o que precisa mudar ou avançar. Os dados extraídos do questionário serão utilizados pelas escolas para conduzir os debates.

Gestão democrática melhora aprendizagem

De acordo com a enquete, mais da metade (61%) dos participantes creditam à gestão democrática a melhora da aprendizagem dos alunos, enquanto 60% apontam a garantia da inclusão e o respeito às diferenças entre as pessoas. Na avaliação sobre o Conselho de Escola, 53% disseram que existente, funciona e representa a comunidade. Outros 58% afirmaram que os grêmios e os representantes de classe são convidados e participam das reuniões.

O espaço ocupado pelos grêmios também estava entre os itens da pesquisa. Segundo os ouvintes, 49% indicaram que os colegiados foram criados por iniciativa dos alunos. Na opinião de 43% dos participantes, as associações de pais e mestres têm um plano de trabalho claro e é discutido com a comunidade. Mais: 38% esclareceram que há troca de informações entre a APM, Grêmio e Conselho.

Legislação escolar será atualizada

As discussões locais servirão de base para as próximas fases: regionais e estaduais, previstas para os próximos meses. Após o período de debate e de consulta pública, as contribuições vão compor um novo projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Além disso, se aprovado o projeto, a Secretaria oferecerá cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes atentos às novas diretrizes.