• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/08/2004
Últimas Notícias

Escolas da região de Sorocaba recebem kits de Padarias Artesanais

No sábado, dia 28, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Barbosa, a coordenadora do programa Escola da […]

No sábado, dia 28, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Barbosa, a coordenadora do programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, e demais autoridades estiveram em Sorocaba para implantar o programa “Padarias Artesanais” nas escolas estaduais da região.

O evento foi realizado na EE Ezequiel Machado Nascimento e recebeu mais de 600 convidados. Ao todo, foram entregues 117 kits que serão distribuídos às Diretorias de Ensino de Sorocaba, Itu, Votorantim e Itapetininga. Cada kit é composto por um forno, um liquidificador, uma balança, um batedeira, quatro formas e um botijão de gás.

A presidente do Fussesp, Lu Alckmin, falou sobre a importância da efetivação de parcerias com empresas privadas para a implantação do projeto. “A parceria com as empresas Viaoeste e Schincariol teve papel fundamental na implantação das Padarias Artesanais nas escolas da região”, comentou. Além disso, Lu Alckmin também falou sobre o propósito principal do projeto: “continuar levando à população noções de ética, cidadania, higiene e oportunidade de qualificação para o trabalho”.

O secretário-adjunto Paulo Barbosa citou o programa Escola da Família e a Padaria Artesanal como duas ações cruciais que, caminhando juntas, dão resultados extraordinários. “Os dois programas são formas de levar a comunidade e a família para dentro da escola, proporcionando lazer e renda. Um exemplo é o bolsista universitário, que hoje pode fazer faculdade e receber a bolsa pelos serviços prestados nos fins de semana”, comentou.

A integração entre os municípios e o Estado propicia o crescimento em todos os setores, inclusive na educação, explicou o prefeito de Sorocaba, Renato Fauvel Amary (PSDB). “Em Sorocaba, fornecemos diariamente 160 refeições às crianças das creches e escolas e, agora, com os kits, mais 10 escolas estaduais serão beneficiadas com a produção de pães”, acrescentou.

Para Suzana Terra, voluntária da Padaria na EE Ezequiel e também diretora da EE Reverendo Ovidio Antonio de Souza, a Padaria Artesanal é uma material rico em recurso pedagógico. “O envolvimento dos alunos com as Padarias contribui nas aulas práticas – valores nutricionais dos alimentos – e na interpretação de receitas e noções de pesos e medidas, nas disciplinas de Português e Matemática. Já a voluntária, Marli Aparecida Nogueira, mãe de dois alunos da EE Ezequiel, disse que através da Padaria Artesanal é possível até fazer economia doméstica.

Atualmente, na região, existem 151 escolas estaduais que participam do projeto. Em Sorocaba são 38 escolas, em Itu 17, em Itapetininga 60 e em Votorantin 36. Em todo o Estado existem 2.285 escolas capacitadas (513 na Capital, 501 na Grande São Paulo e 1.271 no Interior). 

Paola Martins