• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/09/2005
Últimas Notícias

Escolas de Americana e Capivari recebem padarias artesanais

Comunidades próximas a 96 escolas estaduais das regiões de Americana e Capivari vão ganhar uma fonte alternativa de renda familiar. Neste sábado, dia 17, a partir das 11 horas, 96 […]

Comunidades próximas a 96 escolas estaduais das regiões de Americana e Capivari vão ganhar uma fonte alternativa de renda familiar. Neste sábado, dia 17, a partir das 11 horas, 96 kits de padaria artesanal serão entregues em Americana pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, a escolas da rede estadual da região. O evento será na Escola Estadual João XXIII, em Americana.

As padarias artesanais são uma parceria do Fundo Social de Solidariedade e do programa Escola da Família, da Secretaria de Educação, que abre as escolas estaduais à comunidade nos finais de semana para atividades culturais, esportivas, de lazer e de capacitação para a geração de renda. O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Barbosa, também participa do evento.
O projeto capacita dois educadores por escola em oficinas de panificação. Estes se tornam multiplicadores, ensinando o que aprenderam sobre panificação à comunidade que participa do Escola da Família. “O projeto das padarias artesanais é genial porque é simples. O programa ajuda cada família a caminhar com seus pés, a se desenvolver”, destaca o secretário de Educação, Gabriel Chalita.

O evento terá a participação do coral de alunos da Escola Estadual Padre Fabiano José Moreira de Camargo, do município de Capivari, e da fanfarra da Escola Estadual Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes, de Santa Bárbara D’Oeste.

PADARIAS ARTESANAIS – O projeto nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de emprego e renda. A panificação artesanal consiste na fabricação de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Desde a criação do projeto, há três anos, já foram implantadas 7 mil padarias artesanais, das quais cerca de 3.500 em escolas estaduais capacitadas pelo programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as quase seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Participam do programa, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e entidades cadastradas. Os kits de Padaria Artesanal — compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás — são doados pela iniciativa privada ao custo unitário de R$ 800,00 a R$ 1.200, dependendo da fornecedora e da negociação do parceiro.

Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas. Ao todo, já foram capacitados mais de 14 mil agentes multiplicadores no Estado.

Entre as comunidades beneficiadas estão assentamentos, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, comunidades quilombolas e indígenas, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nos 645 municípios do Estado de SP. Hospitais, creches, favelas e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fundo Social de Solidariedade também podem sediar as padarias artesanais.

Serviço
ENTREGA DE PADARIAS ARTESANAIS
Sábado – dia 17 de setembro de 2005
11 horas
Escola Estadual João XXIII
R. Duque de Caxias, 550 – Vila Santa Catarina – Americana