terça-feira, 25/10/2005

Escolas de Apiaí desenvolvem projeto de Xadrez

Arte contemporânea a história recente estão entre os assuntos da palestra que farão para adolescentes Um tabuleiro gigante no pátio em que, não raro, os alunos se transformam em peças […]

Um tabuleiro gigante no pátio em que, não raro, os alunos se transformam em peças vivas que representam peões, reis, torres, damas, bispos e cavalos. A criatividade em uma escola modesta, como a EE Professora Antonia B. Ce Apiaí, no Alto Vale do Ribeira, é requisito fundamental para que iniciativas como o projeto Batalha do Conhecimento – Prazer em Aprender , decolem com as próprias asas.

O projeto surgiu em 2003, idealizado pela professora Janice Corrêa Prestes, ela mesma autodidata no jogo desde criança, que decidiu transferir seus conhecimentos para os alunos como mais uma ferramenta para o aprendizado de Matemática.

A proposta logo foi abraçada pela diretora da escola, Maria do Carmo Nedopetalski, que providenciou a compra dos primeiros tabuleiros, e aos poucos foi envolvendo não só a comunidade escolar como ganhou parceiros anônimos e no comércio da cidade.

O imenso tabuleiro desenhado no chão do pátio da escola utiliza peças criadas com isopor. “As originais de tamanho gigante são caras e não temos condições de comprá-las”, diz a professora Janice. E quando faltam peças feitas com isopor usa-se, mais uma vez, a criatividade. “Usamos as roupas de xadrez e os alunos se transformam em peças do tabuleiro”, conta Janice.

A idéia “pegou” de tal forma que, hoje, todas as escolas da Diretoria de Ensino de Apiaí desenvolvem o projeto, sob a coordenação de assistentes técnico pedagógicos de Matemática. Os alunos tornaram-se Mestres Multiplicadores de Xadrez e são professores voluntários nas escolas municipais de Apiaí. No ano passado deram seus primeiros lances em torneios oficiais participando dos Jogos Regionais. ‘Foi uma boa experiência para eles”, observa a professora Janice

E o apoio à iniciativa, dentro e fora da escola, ganha cada vez mais parceiros. O xadrez virou tema de rotina no jornal local, que publica os eventos promovidos não só pela escola como os torneios que são disputados na região. O mais importante, porém, na visão da professora Janice, é a constatação de que projetos como esse fazem a diferença “porque ajudam a formar alunos conscientes e podem mudar a maneira de agir e pensar da sociedade”.

Daniel Pereira