• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/05/2004
Últimas Notícias

Escolas de Botucatu aprendem com os Jogos Olímpicos

Projeto “Conexão Global” envolverá mais de 23 mil alunos de ensino fundamental, médio e de educação para jovens e adultos A concentração de todos os povos do mundo, privilegiada com […]

Projeto “Conexão Global” envolverá mais de 23 mil alunos de ensino fundamental, médio e de educação para jovens e adultos

A concentração de todos os povos do mundo, privilegiada com a realização das Olimpíadas 2004, será retratada no projeto “Conexão Global”, que já começou a ser desenvolvido nas 25 escolas estaduais de Botucatu, sob a coordenação da Diretoria de Ensino da região. O evento envolverá mais de 23 mil alunos de ensino fundamental, médio e de educação para jovens e adultos.

A Diretoria de Ensino já fez o sorteio dos países participantes para as escolas coordenarem. Serão oito países por unidade, sendo que cada uma escolherá um país para representar oficialmente. O objetivo é produzir conhecimento sobre as Olimpíadas, entender o contexto de modo global. “O projeto não se restringe apenas ao campeonato, os jogos permitem que o aluno esteja interligado com outros mundos, ou seja, outras culturas, religiões, etnias”, acrescentou o assistente pedagógico, Célio Batista da Silva.

Cada escola irá elaborar seu próprio plano de atividade, atendendo a sua realidade. Para o bom andamento do projeto, haverá reunião na Diretoria de Ensino, visitas às escolas e apoio interativo, via internet.

O trabalho tem previsão para terminar em setembro deste ano. É desenvolvido com base na disciplina de Geografia, mas tem caráter interdisciplinar nas demais matérias – Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Biologia, Física, Psicologia, Educação Física, Arte, Filosofia, Inglês, Sociologia, Química e Ensino Religioso.

Na disciplina de Matemática, por exemplo, os professores irão trabalhar o número de medalhas conquistadas, países participantes e número de vencedores. Em História, os contextos culturais, políticos e gerais farão parte das aulas. Na matéria de Geografia (disciplina base do projeto) os alunos serão envolvidos com temas ligados à construção sócio – política – econômica, localização, clima e relevo, além do levantamento de motivos que levam a escolha de países para ocorrer as Olimpíadas.

Haverá uma premiação especial às cinco primeiras escolas colocadas nos quesitos: bandeira do país, melhor portfólio, projeto, interdisciplinaridade, temas transversais e apresentação cultural. O evento está marcado para o dia 26 de junho, às 9 horas, na EE Professora Sophia Gabriel de Oliveira, que fica na Cohab 1de Botucatu.

As escolas irão promover apresentações culturais alusivas aos países participantes. Também é permitida a organização de feiras de comidas típicas, exposições culturais, apresentações de danças e campeonatos esportivos. Os projetos pedagógicos devem ter coerência entre o objetivo específico, conteúdo e estratégias. Fotos, relatos de atividades, baseados na originalidade e criatividade, também contam pontos.

Personalidades da região e grupos de jiutsu, judô, futsal e natação estarão presentes no evento. Foram convidados os campeões regionais de natação Rafael Dallaqua dos Santos e Carla Arruda, o campeão sul-americano de atletismo, Edval Petrechen, e o ex-jogador do Palmeiras, Edson José Martins. Para finalizar, os atletas irão visitar algumas escolas na semana do evento.

Paola Martins