• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/11/2004
Últimas Notícias

Escolas de ensino médio terão aulas sobre Direitos Humanos

Uma proposta pedagógica inédita foi lançada num evento nesta quinta, dia 4, na Escola Estadual Jácomo Stávale, zona oeste. As 1,5 mil escolas de ensino médio da capital e Grande […]

Uma proposta pedagógica inédita foi lançada num evento nesta quinta, dia 4, na Escola Estadual Jácomo Stávale, zona oeste. As 1,5 mil escolas de ensino médio da capital e Grande São Paulo receberão, neste mês, um CD-ROM elaborado especialmente para os jovens da rede pública estadual. Serão dois mil CDs contendo documentos históricos brasileiros e internacionais sobre os Direitos Humanos, que deverão beneficiar 2,7 mil alunos.

O CD-ROM é resultado do trabalho realizado pela equipe da USP na seleção de textos que fazem parte da biblioteca virtual e do acervo internacional inaugurado pela Comissão de Recursos Humanos da Universidade em 1998 – ano da comemoração de 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os documentos da biblioteca virtual selecionados para o CD, fazem parte de um trabalho minucioso de pesquisa elaborado pela ONU e outros órgãos que enfatizam o tema desde 1948.

“ A intenção é disseminar valores, dignificar a condição humana atualmente banalizada numa sociedade de consumo. Com os documentos contidos no CD, os alunos poderão aprender outros valores que propagam um mundo de paz e mais tolerância”, concluiu a presidente da Comissão de Recursos Humanos da USP, Maria Luiza Marcílio.

A Secretaria de Estado da Educação deverá capacitar os professores de História numa videoconferência à ser elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). “A capacitação não será só para os professores de História, mas para todo corpo docente das escolas. De forma interdisciplinar, faremos um grande trabalho de cidadania. Os jovens devem se apropriar de conhecimentos para exercitar, de fato, a cidadania, além da inclusão aprendendo sobre a diversidade”, exemplificou a coordenadora da CENP, profª Sônia Maria Silva.

O evento também contou com a presença do pró-reitor da USP, Adilson Avance de Abreu, que enfatizou a importância do conteúdo do CD como fonte de conhecimento a respeito dos direitos individuais.

Estiveram presentes, ainda, a coordenadora da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo,Cogsp, Alerte Scotto, o desembargador e professor de Direito da USP, Enrique Levandovisk; o professor da Escola de Aplicação da USP, Fábio Brito, e a diretora da escola Jácomo Stávale, Márcia Fernandes Simões.

Luciane Salles