sexta-feira, 07/05/2004

Escolas de Piracicaba estudam conservação dos recursos hídricos

O projeto Aquatox/Aquamiga, realizado nas escolas estaduais da Diretoria de Piracicaba, inaugurou nesta sexta-feira, dia 7, seu laboratório volante. No lançamento, compareceram o Dirigente Regional Professor Oldack Chaves, o Assistente […]

O projeto Aquatox/Aquamiga, realizado nas escolas estaduais da Diretoria de Piracicaba, inaugurou nesta sexta-feira, dia 7, seu laboratório volante. No lançamento, compareceram o Dirigente Regional Professor Oldack Chaves, o Assistente Técnico Pedagógico de Ciências Professor Davi Pacheco e membros da Coordenação Geral do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE).

O Aquatox/Aquamiga foi desenvolvido pela Diretoria de Ensino de Piracicaba em parceria com o SEMAE. O projeto foi premiado com US$ 30 mil em um concurso internacional, que envolveu países de várias partes do mundo, promovido pelo International Development Research Center (IDRC). Piracicaba foi a única cidade brasileira selecionada entre apenas dois prêmios concedidos à América Latina.

O programa é voltado para alunos de 5ª à 8ª séries, e tem por objetivo despertar a consciência de preservação, através da avaliação juvenil, dos recursos hídricos em suas próprias comunidades. Estão envolvidos professores e alunos de 12 escolas de Piracicaba:

– EE Prof. Abigail de Azevedo Grillo;

– EE Prof. Adolpho Carvalho;

– EE Prof.ª Catharina Casale Padovani

– EE Prof. Hélio Nehring

– EE Prof.ªJaçanã Altair Pereira Guerrini;

– EE Prof. Dr. João Chiarini;

– EE Dr. João Conceição;

– EE João Guidotti;

– EE Comendador Luciano Guidotti;

– EE Pedro Mello

– EE Pedro Morais Cavalcanti

– EE Dr. Prudente

A metodologia do projeto é fechada em três eixos: utilização de dois bio-ensaios para detecção de toxidade em água: teste com as Hydras e com alface; determinar a contaminação microbiológica através de indicadores químicos – teste H2S e determinar o PH das águas.

Vários parceiros estão no projeto, como Votorantim – Celulose e Papel, Klabin; CENA/USP – Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, Consórcio da Bacia dos Rios de Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Caixa Econômica Federal e Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Todos estão aprendendo e ensinando nesse projeto os alunos dos cursos de Biologia e Química da UNIMEP, por exemplo, foram treinados pelo CENA/USP para poder acompanhar os professores e alunos da rede estadual em cada fase do projeto.

Os resultados do Aquatox/Aquamiga serão divulgados à população através de exposições, feiras de ciências, criação de um site próprio e outros eventos.

Aline Viana