• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/06/2010
Últimas Notícias

Escolas de Registro ensinam famílias a transformar fibra de bananeira em fonte de renda

Oficinas realizadas aos finais de semana nas unidades que integram  o Programa Escola da Família ensinam a técnica do trançado da fibra, utilizada para confecção de tapetes, luminárias e outros […]

Oficinas realizadas aos finais de semana nas unidades que integram  o Programa Escola da Família ensinam a técnica do trançado da fibra, utilizada para confecção de tapetes, luminárias e outros utensílios

A fibra de bananeira é matéria-prima farta no Vale do Ribeira e pode ser uma alternativa de fonte de renda para as famílias locais, quando utilizada para confecção de tapetes, luminárias, chapéus, entre vários outros utensílios. Apoiadas nesta ideia, 14 escolas estaduais, nos municípios de Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açú, Sete Barras e Registro, estão promovendo oficinas que ensinam a técnica artesanal do trançado da fibra. As oficinas são abertas à comunidade e acontecem aos finais de semana, dentro do Programa Escola da Família.

“As pessoas não têm ideia do que se pode fazer com a fibra de bananeira, que normalmente é desperdiçada”, comenta Célia Regina de Souza, educadora profissional do programa na Escola Estadual Maria Santana de Almeida, localizada no município de Sete Barras. No caso da EE Maria Santana, os educadores responsáveis por ministrar as oficinas foram instruídos com o auxílio de senhoras da própria comunidade, que já trabalhavam com a técnica. “Por meio das oficinas vamos multiplicar o conhecimento, para que outras famílias tenham acesso”, complementa Célia, dizendo que a oficina será realizada na EE Maria Santana a cada 15 dias. A próxima está programada para este sábado (26/06), a partir das 14h.

Morador de Sete Barras, Eliseu de Morais Muniz foi um dos participantes da oficina. Ele cultiva bananeiras em seu sítio e comercializa a fruta na região. “Fui à oficina por curiosidade e achei bem interessante. Aprendi a aproveitar o que antes jogava fora”, comenta Eliseu, que então passou a produzir e vender artesanato com a fibra. “É uma forma de aproveitar melhor o plantio e ajuda a aumentar a renda”, salienta.  

  Relação das escolas que realizam a oficina

Escolas Município
Bairro Barra do Azeite Cajati
Prof. Celso Antonio Cajati
Frutuoso Pereira de Moraes Cajati
Ver. José Rodrigues de Freitas Cajati
Antonio Duarte de Castro Jacupiranga
Prof. José Vicente Bertoli Pariquera-Açú
Prof. Manoel Camillo Jr Pariquera-Açú
Prof. Milcio Bazoli Pariquera-Açú
Dr. Fábio Barreto Registro
D. Irene Machado de Lima Registro
Prof. Joaquim Goulart Registro
José Pacheco Lomba Registro
Prof. Massako Osawa Hirabayashi Registro