segunda-feira, 09/05/2005

Escolas de São Carlos aderem ao pólo aquático

Esporte pouco valorizado e muitas vezes até desconhecido, o Pólo Aquático ganha novos adeptos em São Carlos com a parceria entre a Diretoria de Ensino da região e a UFSCar-Departamento […]

Esporte pouco valorizado e muitas vezes até desconhecido, o Pólo Aquático ganha novos adeptos em São Carlos com a parceria entre a Diretoria de Ensino da região e a UFSCar-Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, que vai oferecer um programa de extensão aos alunos da rede estadual de ensino.

Para participar, a única condição imposta aos interessados é que tenham mais de 11 anos, já que não há a necessidade primordial do domínio da natação. Com a utilização das piscinas da própria universidade e da prefeitura de São Carlos, o programa tem a coordenação dos professores Ana Claudia G. Duarte e Marco Zanni.

O Pólo Aquático é uma das mais antigas modalidades da Olimpíada. Além de ser um esporte aquático, é praticado no coletivo sendo sete jogadores para cada equipe, com regras semelhantes às do futebol e do handebol: os jogadores dos dois times movimentam-se na água com o objetivo de levar a bola com as mãos para o gol adversário.

A prática deste esporte na UFSCar iniciou-se no fim da década de 70, com presença em torneios de nível nacional, tornando este esporte popular em São Carlos, porém pouco praticado pelos adolescentes locais.

No dia 19 de abril de 2005, as EE Maria Ramos e EE Jesuíno de Arruda iniciaram a prática da atividade com as primeiras turmas de 60 alunos, acompanhados pelos professores de Educação Física Normando B César e Neusa V Golinelli.

As atividades beneficiam os alunos e propiciam um novo campo de atuação aos profissionais do curso de graduação em Educação Física, bem como motivam os alunos à prática da atividade física e melhoria da qualidade de vida, consolidando a tradição da prática do esporte na região.

Ronaldo Tenório