quarta-feira, 03/07/2013
Sociedade

Conferência pelo Meio Ambiente mobiliza alunos em torno da causa

Na ocasião, unidades definem metas que integrarão o projeto na próxima fase do evento

Em São José dos Campos, as escolas da rede estadual se mobilizaram para participar da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente. A E.E. Doutor Rui Rodrigues Dória promoveu um encontro para eleger o projeto que concorrerá na etapa regional.

Os estudantes do Ensino Fundamental da unidade formularam uma árvore diferente. No lugar das flores, sonhos representavam os objetivos dos alunos para valorizar o ambiente escolar, preservar o meio ambiente e melhorar a cidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Junto com a “árvore dos sonhos” estavam dispostos os caminhos e os possíveis obstáculos que surgiram para realizar cada ideia. “Foi um momento de reflexão sobre como poderíamos tornar a nossa escola melhor. A partir disso, eles trabalharão em conjunto para ajudar a alcançar estes objetivos”, acredita a diretora Alcione Moura da Silva Paulino.

No final do evento, os alunos, professores, pais e membros da comunidade votaram em uma das ideias, que irá representar a escola na fase regional da conferência. A formação do primeiro coletivo jovem de São José dos Campos foi o grande escolhido.

“Essa participação é muito importante aos alunos, pois eles se sentem integrados ao processo de fazer políticas públicas de maneira sustentável dentro da escola”, diz Regia Araújo, interlocutora de educação ambiental da Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

Etapas da Conferência

A IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente acontece em quatro etapas. A primeira segue até o dia 31 de agosto e é restrita as escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental de todas as redes de ensino. Os alunos elaborarão um projeto com foco na sustentabilidade socioambiental.

Acesse o regulamento e o manual com orientações. Mobilize sua escola!

Cada região unirá as ideias apresentadas em um projeto, que será apresentado na etapa regional. Entre os dias 23 e 25 de outubro será promovida a Conferência Estadual para definir quais projetos concorrerão pelo Estado na Conferência Nacional.