• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/10/2016
Boas Práticas

Escolas de São Paulo se destacam em concurso nacional sobre o Aedes aegypti

Unidades estaduais concorreram contra escolas públicas e privadas de todo o país

Ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti mobilizam diversos setores da sociedade em todos os anos. No âmbito educacional, por exemplo, são inúmeras as atividades promovidas por escolas públicas e privadas para erradicar os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nesse ano, duas unidades de ensino da rede estadual paulista participaram e se destacaram no concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti”, ação promovida pelo Ministério da Educação e que conta com participação de escolas de todo o país, que foram convidadas a produzir vídeos de até 90 segundos para mostrar as ações de prevenção ao mosquito que realizam.

Vencedores na categoria Ensino Fundamental II, alunos e professores da E.E. José Baltazar de Souza, do município de São Miguel Arcanjo, criaram uma animação em formato de um livro para mostrar quais as formas de se evitar a proliferação do Aedes. Clique aqui e assista ao vídeo.

“Esse concurso foi uma grande vitória para a nossa escola e comunidade por incentivar os alunos no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e também por conscientizar a todos de que juntos podemos vencer essa batalha”, destacou Domingos Souza, professor voluntário do Programa Escola da Família e um dos idealizadores do vídeo na unidade de ensino.

Em Itararé, os estudantes da E.E. Professor Caetano Carbone produziram uma paródia da música Let It Go, do filme Frozen – Uma Aventura Congelante. Com o videoclipe, a unidade do município foi vencedora na categoria Ensino Médio. Clique aqui e assista ao vídeo.

“Essa premiação foi importante pelo envolvimento dos alunos. Três jovens produziram o vídeo, porém a atividade envolveu toda a escola”, afirma Estela Fatima de Moraes, diretora da unidade de ensino.

Sobre o concurso

A iniciativa é voltada para todas as escolas públicas e privadas do Brasil que promovam ações de combate ao Aedes aegypti e suas consequências. Por meio de vídeos curtos e criativos, alunos e professores devem contar quais as ações realizam para acabar com o mosquito.

Podem participar escolas de Educação Infantil, dos ensinos Fundamental e Médio, Jovens de adultos e Ensino Superior.

Clique aqui e confira os últimos vencedores do concurso.