O estudo de planetas e estrelas costuma encantar jovens e adultos de todas as idades. Agora, estudantes das mais de 5 mil escolas da Educação de São Paulo podem testar o seu conhecimento na nova edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Para participar, as unidades interessadas devem se inscrever até 18 de março neste site e preencher a ficha cadastral disponível. Em 2017, foram mais mil medalhas conquistadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.
Dividida em 4 níveis de dificuldade, a competição tem como principal objetivo incentivar estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a se interessarem pela ciência. Não é necessário um número mínimo de inscritos por escola. As provas devem ser realizadas obrigatoriamente no dia 18 de maio, com o horário estabelecido pela própria unidade.
Além de consultar os próprios livros didáticos, alunos e professores também contam com material extra disponível pelos organizadores para se preparar. No portal da Sociedade Astronômica Brasileira é possível acessar simulados, provas dos anos anteriores e conteúdos exclusivos para tablets, smartphones e computadores. Todos os estudantes recebem certificados de participação.
Campeã de medalhas
A E.E Glauber Rocha, em Guarulhos, é a líder do quadro de medalhas da rede estadual. Em 2017, a unidade participou de exposições, visitas a planetários, atividade de observação no telescópio da unidade e palestras para preparar os estudantes. Em sua 15ª participação na OBA, a escola atingiu o número recorde de 127 medalhas.