• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/12/2005
Últimas Notícias

Escolas decidem pela internet se ampliam carga horária do ensino noturno

A partir de segunda-feira, dia 12, as escolas estaduais, que têm aulas noturnas, deverão votar no site da Secretaria de Estado da Educação – www.educacao.sp.gov.br – pela ampliação da carga […]

A partir de segunda-feira, dia 12, as escolas estaduais, que têm aulas noturnas, deverão votar no site da Secretaria de Estado da Educação – www.educacao.sp.gov.br – pela ampliação da carga horária no período. A votação acontece pela internet e cada escola tem direito a um voto.

A proposta, feita nesta sexta-feira pelo governador Geraldo Alckmin, prevê que os alunos passem a ter 5 aulas de 45 minutos por dia. Atualmente, os alunos da noite têm 4 aulas de 50 minutos e estudam das 19h às 22h40. Caso a proposta de ampliação seja aprovada, a jornada passará a ser das 19h às 23 horas e os alunos passarão a ter 25 aulas semanais, ou um acréscimo de 167 horas durante o ano letivo.

Com esta mudança, os professores também terão benefícios, aumentando a carga horária remunerada.

O investimento para a ampliação será de aproximadamente R$ 153 milhões para 2006.

“É importante que a escola e o professor que está dentro da sala de aula sejam consultados. Ninguém melhor que eles para avaliar as necessidades dos alunos”, explicou o secretário de Educação, Gabriel Chalita.

Esta não é a primeira vez que as escolas estaduais têm opção de escolher as mudanças na rede. No início deste ano, as escolas votaram em três propostas de matriz curricular e optaram pela reestruturação do ensino médio diurno.

Em 1998, o quadro curricular de ensino sofreu algumas alterações de carga horária. Houve diminuição do número de aulas diárias e, em contrapartida, as aulas passaram a ter 60 minutos de duração (até 1997 o tempo de aula era de 50 minutos no período diurno e 40 no noturno.