terça-feira, 08/08/2006

Escolas do interior do Estado dão início aos preparativos para o evento esportivo

Antes do Agita Galera, marcado para o final do mês, uma videoconferência debateu o assunto nesta terça-feira, dia 8 Várias ações em torno do Agita Galera, marcado para o próximo […]

Várias ações em torno do Agita Galera, marcado para o próximo dia 25, já mobilizam as escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Votorantim, no interior do Estado. A idéia é preparar com cuidado cada detalhe do evento que este ano chega à décima edição.

De olho na telinha

Uma das atividades foi a realização da videoconferência anual nesta terça-feira, dia 8. Na programação, palestras e depoimentos dos responsáveis por ações permanentes do Programa.

Para quem

O evento foi dirigido para supervisores de ensinos, assistentes técnico-pedagógicos de educação física, ciências e biologia, professores de educação física dos ensinos fundamental e médio, diretores de escola e professores coordenadores convidados.

Mobilização em todo o Estado

A professora Maria Elisa Kobs Zacarias, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), já visitou duas escolas da Diretoria Regional de Ensino de Votorantim com ações planejadas cheias de criatividade.

Piedade

“Uma vez por semana realizamos o culto à bandeira sempre com a presença de duas classes”, conta a diretora Hilda Aparecida B. de Camargo, da Escola Estadual Profª Theodora de Camargo Ayres, em Piedade. Os professores de Educação Física também promovem uma sessão de atividades físicas diferenciadas com os alunos, que incluem práticas de alongamento e caminhada, bem no espírito do Agita Galera.

Votorantim

Na Escola Estadual Profº Pedro Augusto Rangel Filho, em Votorantim, o diretor Roberto Nunes Bassoi, o professor coordenador Rafael Poveda e a professora de Educação Física Maria Ester de Oliveira Pezzotta também já traçaram o plano de ação permanente para o Agita Galera.

Uma vez por mês a unidade escolar realiza atividades físicas em espaços alternativos como o espaço do Parque Municipal, localizado ao lado da escola. O foco principal é a importância da prática de trinta minutos de atividade física diária para combater a obesidade, melhorar a qualidade de vida e alertar a comunidade sobre os perigos do sedentarismo.

Sobre o Agita Galera

Os debates promovidos pelo Agita Galera envolvem a direção, professores, pais e alunos para discutir ações que podem ser colocadas em prática para melhorar o nível de conhecimento sobre atividade física e saúde. Entre as principais sugestões estão aumentar o tempo dessas atividades dentro e fora da escola, e incluir o tema no projeto pedagógico da unidade escolar para envolver todas as disciplinas, além de incentivar o uso dos espaços escolares nos finais de semana durante o Programa Escola da Família, iniciativa que abre as escolas aos sábados e domingos para oferecer atividades esportivas, culturais, de lazer e educação para o trabalho.