• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/07/2004
Pura

Escolas e comunidade se reúnem para combater o desperdício de água em São José dos Campos

A escassez da água há muito deixou de ser uma preocupação de ambientalistas e passou a ser uma realidade de toda a sociedade. Por conta disso, economizar este precioso líquido […]

A escassez da água há muito deixou de ser uma preocupação de ambientalistas e passou a ser uma realidade de toda a sociedade. Por conta disso, economizar este precioso líquido tornou-se palavra de ordem em todo o mundo. Em São José dos Campos, a população está sendo incentivada a combater o desperdício através da informação e da mudança de alguns hábitos.

“A Sabesp está atenta à necessidade de se economizar água. Por isso, em todo o Estado adotamos uma política de incentivo ao uso racional, que procura mobilizar a sociedade para mudanças culturais, buscando a conscientização da população, através de programas específicos e permanentes, dentre os quais destaca-se o PURA – Programa de Uso Racional da Água” comenta Benedito Felipe Oliveira Costa, superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp no Vale do Paraíba.

O Projeto de Uso Racional de Água em Escolas Estaduais – Convênio Pura – tem parceria com a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e a Secretaria de Estado da Educação e também foi implantado em 50 escolas de grande porte, com alto consumo de água, localizadas na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, que abrange a Capital e a Grande São Paulo.

O consumo atual de água nestas escolas é de 48 milhões de litros/mês, o que significa um gasto de cerca de 600 mil reais/mês. Com o “Convênio Pura”, a Secretaria pode baixar o consumo para 11 milhões de litros/mês, gerando uma economia de 77% ao mês. Com isso, a despesa mensal de consumo de água dessas escolas cairia para aproximadamente 130 mil reais/mês.

As escolas passam por uma avaliação técnica feita pela SABESP. As tubulações externas, os trechos entre os hidrômetros e as caixas d’água, os chuveiros, torneiras e válvulas de descarga são verificados. Feita a avaliação, as obras de correção e substituição de equipamentos são realizadas. O prazo previsto para execução das obras é de 240 dias após a liberação da verba, que será proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Os professores receberam material pedagógico de Educação Ambiental (1 livro e 1 CD) com atividades para aplicar em sala de aula, que abordam o desperdício de água e suas implicações sociais, culturais e econômicas. Com o projeto, os alunos da rede estadual de ensino irão adquirir uma visão mais crítica sobre o problema, compreender que o homem faz parte de um ecossistema e desenvolver o exercício da cidadania.

Na região de São José dos Campos, além das campanhas publicitárias e das palestras realizadas em escolas, a Unidade de Negócios ministra cursos compactos de pesquisa de vazamento em grandes empresas, como a EMBRAER.

Além do esforço concentrado nas escolas, a comunidade também participa. Ao encontrar um vazamento nas ruas deve entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico da Sabesp, através do número 195 e fornecer ao atendente o endereço do vazamento. Após o comunicado, uma equipe técnica será destacada para fazer os reparos e sanar o vazamento.

Caso o vazamento seja dentro do imóvel, seu reparo é de total responsabilidade dos proprietários. Quanto mais rápido o conserto for efetuado, menor será o prejuízo, uma vez que um pequeno buraco de 2 milímetros num encanamento desperdiça até 3.200 litros de água em um dia.

 Luciane Salles