• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/09/2019
Boas Práticas

Escolas do estado se mobilizam na Semana Nacional do Trânsito

Escolas fazem panfletos, vídeos e passeatas para conscientizar sobre o tema

Do dia 18 ao dia 25 de setembro, escolas de todo o estado criaram ações para conscientizar sobre um importante tema na sociedade: a segurança no trânsito. Chamada de Semana Nacional do Trânsito, o período reuniu atividades que sensibilizaram crianças, jovens e adolescentes sobre direitos e responsabilidade de todos os atores do trânsito.

Na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, na Zona Norte de São Paulo, os estudantes um desfile no entorno da unidade com panfletagem para a comunidade. A ação foi realizada em parceria com a ONG Arteris e buscou conscientizar toda a comunidade sobre os perigos e impactos dos acidentes. “Queremos levar os jovens para o centro Lucy Montoro, mostrar como o trânsito é uma parte de nossas vidas e como podemos melhorá-lo com pequenas ações”, pontua Elizabeth Gambini, da equipe da Secretaria da Educação.

Já na Escola Estadual Marisa de Melo, na Zona Leste de São Paulo, os estudantes do grêmio estudantil prepararam um folheto, bem detalhado, com informações sobre prevenção de acidentes e boas práticas no trânsito. Impresso com a ajuda da escola, o folheto foi entregue num cruzamento perto da escola.

O terceiro ano da Escola também fez sua parte. Eles editaram um vídeo, postado no YouTube, no canal “Terceiros da Marisa”, com todas as atividades feitas na escola durante os últimos meses. “Queríamos unir tudo num lugar e mostrar como a prevenção no trânsito é importante e deve estar sempre em pauta”, pontua um dos alunos do 3º ano.

Assista o vídeo aqui

Outra ação proposta pela Secretaria da Educação é a “I Mostra Virtual do Projeto Via Escola”. Nela estarão cartazes e frases de impacto utilizadas pelas escolas durante a Semana Nacional de Trânsito. Cada uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado estará representada, cabendo à própria diretoria enviar as opções que julgar mais impactantes para o CRE Mário Covas, até dia 03 de outubro, no seguinte email: prêmioseconcursocre@educacao.sp.gov.br. Os vencedores serão exibidos no site da Educação.