• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/02/2022
Notícia

Escolas estaduais aplicam avaliação para identificar níveis de aprendizagem

Prova contribui para o planejamento de ações de recuperação e aprofundamento

Estudantes da rede estadual de todos os anos e séries vão passar por avaliação para identificar as principais necessidades de aprendizagem. A Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE), que ocorre desde 2017 na rede pública, acontece entre os dias 9 e 18 de fevereiro.

A avaliação traz questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. Serão 22 questões de cada componente para os Anos Iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano) e 26 para Anos Finais (6º a 9º ano) e ensino médio. As informações obtidas serão utilizadas para o planejamento de ações de recuperação e aprofundamento no decorrer do ano letivo, com foco no desenvolvimento das habilidades essenciais.

“É uma das formas de sabermos, enquanto rede, como realizar o processo de ensino para recuperar ou aprofundar a aprendizagem dos estudantes de todas as etapas, que foram prejudicados pela pandemia”, avalia Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado.

As provas serão disponibilizadas no formato impresso e também digital, através da Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa, dentro da Secretaria Escolar Digital (SED), onde o próprio estudante terá acesso. A expectativa é que os resultados sejam disponibilizados na plataforma no mês de março.

Atualmente, a rede paulista conta com 5,4 mil unidades escolares e atende aproximadamente 3,5 milhões de estudantes.