• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/08/2003
Últimas Notícias

Escolas estaduais apresentam o Programa Escola da Família à Comunidade

Dança, música, teatro, esportes foram as atividades de 6 milhões de alunos da rede estadual de ensino neste fim de semana, durante a apresentação do Programa Escola da Família à […]

Dança, música, teatro, esportes foram as atividades de 6 milhões de alunos da rede estadual de ensino neste fim de semana, durante a apresentação do Programa Escola da Família à Comunidade. Nos dias 16 e 17, pais, amigos e as populações locais puderam visitar as 6 mil escolas estaduais para conhecer estas e outras atividades que serão desenvolvidas todos os fins de semana a partir do dia 23 de agosto.

Algumas escolas foram visitadas por personalidades, ex-alunos da rede estadual, que foram incentivar pais e alunos a participar ativamente do projeto. Entre elas: o ex-jogador de futebol da seleção brasileira  Sócrates; o ex-goleiro Zetti; o jogador de vôlei Amaury.

No município de São Caetano do Sul, na Escola Estadual Maria Trujillo Torloni, o secretário de estado da Educação, professor Gabriel Chalita, ajudou os alunos e pais a pintarem os muros e paredes da unidade. O objetivo é aproximar cada vez mais a comunidade da escola, fazendo com que se sinta responsável por ela.

“O Programa Escola da Família nasce a partir dessa percepção e pretende renovar a relação entre a unidade escolar e a comunidade. E convido a todos para serem, mais que executores, co-responsáveis pelo nascimento desse novo modelo”, explica o secretário. Mais de 500 pessoas participaram das atividades desenvolvidas na Escola Maria Trujillo Torloni.

Do outro lado da cidade, no bairro do Jaguaré (zona oeste da capital). centenas de alunos e moradores das proximidades da Escola João Cruz Costa visitaram a unidade no sábado pela manhã para conhecer o projeto. Garotos de várias faixas etárias jogavam uma partida de futebol na quadra, que fica “coladinha” aos quintais de algumas residências.

Enquanto isso, aproximadamente 50 pessoas assistiam aulas do curso de Alfabetização de Adultos, ministrado por uma ONG. Em outra sala, crianças tinham aula de reforço escolar com voluntários. Para a diretora da unidade, professora Iria Regina, o Programa Escola da Família é muito importante para aproximar a comunidade da escola.

“Nós já realizávamos uma série de atividades com nossos alunos e a comunidade local. Agora, com o Programa Escola da Família e a ajuda dos voluntários e universitários, poderemos ampliar este atendimento. A nossa próxima tarefa será fazer toda a grafitagem do entorno da quadra poliesportiva. Mesmo sendo uma escola da 1.ª à 4.ª série, contamos com a participação dos adolescentes do bairro  para uma série de atividades, como por exemplo ensinar hip-hop para os mais jovens”, explica a diretora.

O que é o Programa?

Para movimentar os 6 milhões de alunos da rede nos fins de semana, o Escola da Família vai contar com um educador profissional por unidade, com uma equipe de voluntários e com 25 mil universitários bolsistas espalhados por todo o Estado. As bolsas foram concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com as faculdades e universidades particulares. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, sendo que as universidades completarão os 100% para os alunos escolhidos. Quase 40 mil estudantes se inscreveram para as bolsas.

Universitários e voluntários estão passando por treinamento e capacitação desde o início de agosto. Eles trabalharão 16 horas em cada fim de semana (8 horas no sábado e outras 8 horas no domingo). Os bolsistas ainda cumprirão 4 horas de planejamento da programação em um dia da semana. O Programa Escola da Família tem duração prevista de três anos. Mais informações no site escoladafamilia.sp.gov.br.