• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/03/2004
Pura

Escolas estaduais com maior redução de consumo de água serão premiadas em 20 mil Reais

O anúncio foi feito pelo Governador no lançamento do PURA – projeto de Uso Racional de Água Durante o evento transmitido por teleconferência, nesta sexta-feira, na escola Oscar Thompson, no […]

O anúncio foi feito pelo Governador no lançamento do PURA – projeto de Uso Racional de Água

Durante o evento transmitido por teleconferência, nesta sexta-feira, na escola Oscar Thompson, no Cambuci, as 89 Diretorias de Ensino e escolas da rede estadual puderam conhecer o Convênio Pura – uma parceria das Secretarias de Estado da Educação e de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e a Sabesp.

O projeto prevê a troca de todos os equipamentos hidráulicos das escolas, pode gerar uma economia de 77% no consumo de águas. Nesta primeira fase, será implantado em 50 escolas de grande porte, localizadas na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, que abrange a Capital e a Grande São Paulo.

Para evitar o desperdício e incentivar o trabalho pedagógico das escolas, o governador Geraldo Alckmin criou uma premiação: a escola que tiver a maior redução no consumo de água receberá 20 mil Reais. O benefício deverá atingir uma escola de cada Diretoria de Ensino do Estado. O prazo de aplicação do projeto nas escolas começa no dia 15 de março e vai até 15 de setembro. “O prêmio funcionará como um Bônus e dentro de 5 meses paga-se o investimento com economia. O programa servirá para revertemos a cultura de desperdício e aliar tecnologia com Educação”, concluiu o governador Geraldo Alckmin.

O consumo atual de água nas escolas de grande porte é de 48 milhões de litros/mês, o que significa um gasto de cerca de 600 mil reais/mês. Com o “Convênio Pura”, a Secretaria pode baixar o consumo para 11 milhões de litros/mês, gerando uma economia de 77% ao mês. Com isso, a despesa mensal de consumo de água dessas escolas cairia para aproximadamente 130 mil reais/mês.

O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, acredita no potencial pedagógico do projeto. “Como a água é fonte de vida e patrimônio da sociedade, o projeto deve mudar a atitude do aluno e essa é a importância da ação do projeto pedagógico”, exemplificou.

Os professores receberão material pedagógico de Educação Ambiental (1 livro e 1 CD) com atividades para aplicar em sala de aula. Eles abordam o desperdício de água e suas implicações sociais, culturais e econômicas. Com o projeto, os alunos da rede estadual de ensino irão adquirir uma visão mais crítica sobre o problema, compreender que o homem faz parte de um ecossistema e desenvolver o exercício da cidadania.

O evento também contou com as presenças do presidente da Sabesp, Dalmo do Valle Nogueira Filho, o Bispo da Arquidiocese de Santo Amaro, Dom Fernando e o secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce.

Luciane Salles