• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/08/2008
Últimas Notícias

Escolas estaduais começam hoje, segunda-feira, a avisar pais quando alunos faltarem muito

Medida passa a valer para estudantes que atingirem 20% de faltas no ano A partir desta segunda-feira, 11 de agosto, as escolas estaduais de São Paulo passam a ter a […]

Medida passa a valer para estudantes que atingirem 20% de faltas no ano

A partir desta segunda-feira, 11 de agosto, as escolas estaduais de São Paulo passam a ter a obrigação de comunicar pais ou responsáveis os excessos de faltas de estudantes. Sancionada pelo governador José Serra em junho, a lei com esta determinação passa a valer após dois meses, exatamente nesta segunda-feira. Pela regra, todos os diretores devem avisar aos pais quando os alunos excederem 20% de faltas no ano letivo.

Além de informar os responsáveis, as escolas notificarão os Conselhos Tutelares e as Varas da Infância e Juventude. O objetivo é inibir a evasão escolar, a repetência por faltas e manter o diálogo junto à família dos alunos.

“Essa notificação é importante para que os pais sintam a responsabilidade pela educação dos filhos e acompanhem o desempenho deles na escola. Isso é fundamental para a melhoria da educação paulista”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O comunicado junto aos responsáveis tem caráter meramente preventivo. Hoje, o aluno que atingir 25% de faltas é reprovado automaticamente na rede estadual.

“Queremos que cada vez mais a comunidade se integre à escola. É importante que educação vire o assunto da conversa em casa, do café da manhã, do dia-a-dia da família,” diz a secretária Maria Helena.