A abolição da escravatura será lembrada nesta quinta-feira, dia 13, por mais de dois mil alunos de Escolas Estaduais do ciclo I (1ª a 4ª séries), na Zona Norte da Capital. Para isso, diversas unidades escolares terão atividades especiais neste dia.
As Escolas Estaduais Mathias Ayres, Professor José Altenfelder Silva, Professor Carlos Borba e Vila Penteado I são algumas das unidades com programações especiais. Entre as inúmeras atividades, haverá danças africanas, elaboração de pesquisas específicas sobre o tema, divulgação de cartazes e peças teatrais.
Na E.E. Carlos Borba, por exemplo, será realizada uma dramatização por mais de 900 alunos do ciclo I. A pluralidade cultural do tema já foi estudada pelos professores, e nas salas de aula, os alunos farão desenhos livres, pesquisas, redação e até cruzadinhas. A conscientização do tema, quanto às diferenças raciais, será muito bem trabalhada em sala de aula. “Temos o dever de mostrar as diferenças raciais, mas é importante deixar bem claro que isso não muda os direitos e deveres que são iguais para todos”, argumentou a diretora da escola, Mônica Teixeira.
Já a E.E. José Altenfelder trabalhará o tema de forma interdisciplinar. “Nossos 400 alunos de 3ª e 4ª séries terão neste dia trabalhos, pesquisas e dissertações baseadas na temática dos livros didáticos. O objetivo é não deixar a data passar em branco, conscientizando os alunos sobre a cultura negra e africana no país e no mundo”, disse a diretora Lenise Nunes Armelin.
Paola Martins