• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/11/2013
Releases

Escolas estaduais criam bola mascote da Copa do Mundo e Educação elege as três campeãs

Comunidades escolares customizaram as bolas e Educação promove concurso para eleger as finalistas do projeto “Família em Campo” O projeto “Família em Campo” da Secretaria da Educação do Estado vai […]

Comunidades escolares customizaram as bolas e Educação promove concurso para eleger as finalistas do projeto “Família em Campo”

O projeto “Família em Campo” da Secretaria da Educação do Estado vai ganhar uma mascote. Neste semestre, as 2,3 mil escolas estaduais que fazem parte do Programa Escola da Família foram incentivadas a customizar bolas de futebol, usando a criatividade, características das regiões onde a unidade está localizada e o tema Copa do Mundo. Cada uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino escolheu a sua representante e na próxima semana serão definidas as 15 finalistas, por uma comissão da Secretaria e do Comitê Paulista da Copa.

As 15 eleitas já garantem como premiação do concurso uma visita ao Museu do Futebol e uma visita à Arena de São Paulo (Itaquera). Na finalíssima, que acontece até a última semana de novembro, serão escolhidos três trabalhos – as bolas de ouro, prata e bronze – e estas serão as mascotes do projeto. Além de troféu, os alunos artistas autores da “Bola Mascote” vão ganhar a visita aos centros de treinamento dos times do coração, além de outras premiações.

A ação faz parte das atividades da Secretaria para aproximar ainda mais as comunidades das unidades de ensino. As Escolas da Família ficam abertas aos finais de semana e promovem uma programação gratuita para todos os participantes. Além do concurso cultural com as bolas, as instituições também realizam campeonatos, cursos, rodas musicais entre outros eventos que reúnem semanalmente mais de 200 mil pessoas em todo o Estado.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer da Copa do mundo uma oportunidade de aprendizado e de aproximação da comunidade. Além destes projetos, elaboramos para o próximo ano um calendário letivo especial e unificado para as mais de 5 mil unidades de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

No ano em que o Brasil sedia a competição mundial, as férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede foram antecipadas e marcadas entre os dias 12 de junho e 12 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.

Outra definição do cronograma é que o início das aulas será antecipado do primeiro dia letivo de fevereiro – como tradicionalmente acontece – para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei e nenhum prejuízo curricular aos estudantes. Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 19 de outubro.

Faça download de fotos do programa Escola da Família aqui.