• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/03/2017
Boas Práticas

Escolas estaduais da capital e região metropolitana recebem caravana sobre TV digital

Atrações teatrais e palestras nos intervalos vão orientar crianças e jovens sobre a mudança

Na próxima quarta-feira (29), o sinal analógico dos aparelhos de televisão será desligado em 39 municípios paulistas. Para orientar estudantes e professores sobre as mudanças, 215 unidades de ensino da capital e região metropolitana foram incluídas na Caravana das Escolas. Organizada pela Seja Digital, entidade que reúne as operadoras responsáveis pela transição, o projeto vai levar atrações teatrais e palestras aos intervalos das aulas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cada apresentação tem duração de até 20 minutos e é reservada ao horário do intervalo. A ideia é que com música e interações artísticas, crianças e adolescentes conheçam as vantagens da tecnologia e sejam ‘mobilizadoras’ em casa e na comunidade.

Para ter acesso ao novo sinal, televisores de tubo ou de tela plana fabricados antes de 2010 devem estar acoplados a antenas ou conversores, vendidos em lojas de eletrônicos. Além de imagens com melhor qualidade, o digital permite a interatividade e transmissões em alta definição (HD) e ultra-HD.

Nos últimos dez anos, além o Brasil, 119 países da Europa, África, Oriente Médio e Ásia Central optaram pela conversão. Luxemburgo foi o primeiro a desligar os sinais analógicos de TV, em 2006. A previsão é que até 2018, mais de mais de 1.300 municípios brasileiros tenham somente o sinal de TV digital.