• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/03/2013
Releases

Escolas estaduais da região de São Carlos recebem projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”

 3,6 mil alunos serão beneficiados a partir de abril pelas ações, que incluem visitas, palestras e a elaboração de um livro   A terceira edição do projeto “Cidadania e Justiça […]

 3,6 mil alunos serão beneficiados a partir de abril pelas ações, que incluem visitas, palestras e a elaboração de um livro

 

A terceira edição do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola” terá abertura oficial amanhã (26/03), às 9h, na Câmara Municipal de São Carlos. Realizada com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas estaduais, a ação é uma parceria entre a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e o Poder Judiciário.

Estudantes com idades entre nove e 11 anos participam do projeto que tem como objetivo a aproximação entre as crianças e as instituições ligadas à Justiça, bem como o desenvolvimento da cidadania a partir do aprendizado da importância dos direitos e deveres de cada um na comunidade, da ética e da responsabilidade social.

Para dar suporte ao projeto é utilizada a “Cartilha da Justiça”, material didático que explica, em linguagem simples e em quadrinhos, as funções do Poder Judiciário e das instituições a ele relacionadas: Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Polícias Civil e Militar.

A partir do próximo mês, juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitarão as escolas semanalmente, aprofundando o conhecimento sobre os direitos e deveres dos cidadãos e as funções de cada uma das instituições, dialogando com as crianças e permitindo-lhes o conhecimento das atividades de cada um e sua relação com a cidadania.

No ano passado o projeto foi levado a aproximadamente 3,6 mil crianças e teve como resultado a publicação do livro “A Escola e a Justiça: trilhando parcerias – Ano II”, editado pela Diretoria Regional de Ensino e lançado em novembro no salão do júri do fórum de São Carlos.