terça-feira, 17/01/2023

Escolas estaduais de Barretos passam por reformas antes da volta às aulas

Obras visam manutenção, acessibilidade e embelezamento das unidades escolares; aulas na rede estadual voltam no próximo dia 3 de fevereiro

Com o objetivo de atender melhor estudantes e professores, escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Barretos contarão com novidades estruturais e revitalizações já em 3 de fevereiro, o primeiro dia de aula de 2023. Entre as obras de melhoria, vale destacar a pintura de corredores, salas de aulas e artes externas, revitalização de espaço de convivência, reformas de banheiros e bebedouros, reparo no alambrado de quadras poliesportivas, revitalização de salas de leitura e laboratórios, obras de acessibilidade, entre outras.

EE Elói Lopes Ferraz, em Olímpia

“Penso que uma escola é o cartão de visita da comunidade. Reformas estruturais dos prédios escolares e revitalizações trazem a oportunidade ao aluno de ter um ambiente de estudo acolhedor, agradável, limpo, de importante impacto na sua aprendizagem. Queremos no retorno às aulas colaborar significativamente no estímulo de uma aprendizagem feliz, desafiadora e interessante. Novos espaços interativos, vivos e organizados trazem isso e estimulam os alunos”, descreve a dirigente de ensino de Barretos, Solange de Oliveira.

EE Coronel Silvestre de Lima, em Barretos

Uma das unidades reformadas é a E.E. Coronel Silvestre de Lima, em Barretos, que teve sua estrutura externa pintada, muros, salas de aula e revitalização integral da escola, para inauguração na exata recepção dos estudantes neste novo ano letivo. Além das adequações na cozinha e refeitório, houve reparos na rede elétrica, rede hidráulica e sanitários de alunos. O resultado é fruto de investimento de R$ 80 mil reais, custeados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista). A unidade conta com ampla rampa de acessibilidade – também revitalizada neste processo.

Outra entrega, por exemplo, é a biblioteca da E.E. Enoch Garcia Leal, do município de Guaíra. Reformada entre 2021 e 2022 e batizada com o nome de Sala de Leitura Profª Gilmara de Souza Silva, importante servidora da escola vítima da COVID-19, o espaço teve suas paredes pintadas, novos equipamentos instalados e mobiliário adquirido. Ao todo, a obra teve um investimento de cerca de R$ 150 mil, via PDDE Paulista. Hoje, a sala comporta até 25 pessoas sentadas e oferece um espaço lúdico e alegre para estudos.

Já a E.E. Elói Lopes Ferraz, localizada na zona rural de Olímpia, investiu na entrega de uma nova quadra poliesportiva para seus alunos. Inaugurado na formatura dos alunos em dezembro de 2022, o local recebeu revitalização na pintura geral, restauração da cobertura, iluminação e alambrado, com um investimento de mais de R$ 30 mil reais. Além da prática esportiva, o espaço de convivência escolar tem sido ponte com a comunidade escolar para reuniões, assembleias, além das práticas pedagógicas, culminâncias e uso pela fanfarra escolar.

As aulas têm início em 3 de fevereiro e se encerram em 15 de dezembro. O primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento. O recesso escolar dos estudantes acontece integralmente em julho, do dia 3 ao 23. O calendário também prevê reuniões de planejamento, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e replanejamento, em 24 de julho. Dividido em 2 semestres e 4 bimestres, o ano possui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais.

Obras e reformas

As reformas estão sendo realizadas por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista), via Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE) ou pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Criado em 2019, o PDDE Paulista é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais, com autonomia das unidades para o investimento sob demanda. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola.