A proximidade do retorno às aulas da rede estadual de São Paulo, em 3 de fevereiro, intensificou o trabalho dos estudantes acolhedores nas escolas da Diretoria de Ensino de Jacareí. As unidades se mobilizam para receber os veteranos e novos estudantes com empatia, envolvimento da equipe gestora, vídeos, entre outras atividades.
O planejamento para dar as boas-vindas ao ano letivo na E.E. Professora Alcina Moraes Salles reuniu os estudantes acolhedores durante o recesso. A diretora Vera Lúcia Valadão de Mello Santos conta que a equipe é formada por 18 alunos dos ensinos fundamental e médio.
“Iniciamos as reuniões com os estudantes acolhedores na semana passada. Nestas orientações eles apresentam dinâmicas para que o acolhimento seja o mais confortável possível. Neste ano, foi trabalhado também o amadurecimento da abordagem, pois os alunos também serão os responsáveis em acolher os professores”, explica.
A diretora considera que o acolhimento é a palavra-chave para protagonismo dos estudantes. “A nossa ideia é que possamos demonstrar aos professores o quanto eles são imprescindíveis para a comunidade escolar. Serão recebidos com tapete vermelho, símbolo que traduz a importância deles para o desenvolvimento moral e acadêmico da escola”, finaliza.
A estudante Carla Ramos, 15 anos, faz parte da equipe e define o aluno acolhedor como um representante da equipe de gestão. “A gente recebe os alunos de maneira que se sintam confortáveis e entendam que estamos lá para ajudar em qualquer necessidade”, comenta.
Para o aluno acolhedor Júlio César, 16 anos, que está na função há dois anos, o trabalho da equipe é diminuir a insegurança de quem chega na escola. “O acolhedor tem que ser bem ativo e auxiliar para reduzir as situações de insegurança no primeiro dia de aula e dar apoio o resto do ano. Os estudantes respeitam o papel do aluno acolhedor, que conta também o apoio dos professores”, disse.
Escola de samba
Na E.E. Professora Alcina Moraes Salles, a entrada foi enfeitada com bexigas, banner de boas-vindas, tapete vermelho e até a apresentação da bateria de uma escola de samba do município. A organização contou, ainda, com um café diferenciado para a socialização dos estudantes, professores e equipe gestora.
Ao todo, foram sete etapas do acolhimento logo no primeiro dia: Dinâmica Inicial de Acolhimento; Descobrindo Quem Sou; Regras de Convivência; Feitiço Contra o Feiticeiro; Vídeo motivacional – Não Desista!; Escalada dos Sonhos; Balões Surpresa.
Na E.E. Benedicto Mauro, a equipe gestora e os alunos acolhedores preparam uma contação de histórias e apresentações musicais interpretadas pelos próprios estudantes do acolhimento. A escola fez uma parceria com os “Doutores Coloridos”, uma ONG de intervenções artísticas de Jacareí, com o intuito de fortalecer a formação de alunos solidários, autônomos e competentes.
A dirigente de ensino de Jacareí, Thaianne Margarida Santiago Bernardino, reforça a importância do acolhimento e principalmente o empenho dos diretores, equipe de gestão e a participação dos estudantes no processo.
“Os estudantes acolhedores trabalham em completa integração com a direção e gestão das escolas da rede estadual. Eles exercem o protagonismo do jovem dentro das escolas e auxiliam na interação social dentro do ambiente escolar. O trabalho é direcionado tanto para os alunos quanto para os professores. É um abraço de boas-vindas e uma prévia das boas realizações que teremos no ano letivo”, avalia.