• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/10/2021
Notícia

Escolas Estaduais de Piracicaba são coloridas com Grafite

Estudantes pintaram street art em murais das unidades escolares, pelo projeto Muros com Arte

A iniciativa que levou o grafite aos muros das escolas estaduais na cidade de Piracicaba e movimentou mais de 1.160 alunos do Ensino Fundamental II foi o projeto Muros com Arte, uma ação da Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, realizada em parceria com a Secretaria da Educação, por meio da FDE, e com a Diretoria de Ensino de Piracicaba. Lançado em agosto, com oficinas educativas para conhecimento do tema e para ativar a curiosidade, a ação estimulou a produção dos desenhos e culminou em um concurso entre os estudantes das escolas da região, em que os projetos vencedores coloriram os muros de três unidades do município.

Inspirados no tema “Alimentação Saudável”, a disputa contou com 135 trabalhos e sob os critérios de criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico, a comissão julgadora escolheu 17 finalistas, para eleger entre a comissão e voto popular os três premiados.

Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte, comenta os valores socioeducativos envolvidos na escolha do tema: “A alimentação saudável vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional; ela envolve valores sociais, afetivos e sensoriais, que vão da escolha do alimento, da sua preparação, das características de cada região ao consumi-lo, do ambiente onde são consumidos, considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar” avalia. “Essa iniciativa conecta duas áreas do Conhecimento: Ciências e Artes: os valores apreendidos sobre alimentação saudável, preservados em um grafite e o trabalho artístico dos jovens alunos e seus professores reconhecido e respeitado”.

Os murais foram feitos sobre as artes vencedoras dos alunos que estudam nas unidades EE Professor Adolpho Carvalho (aluno: Wilson de Souza Junior), EE Monsenhor Jerônymo Gallo (aluna: Gabriele Gazzi Martins Lopes) e EE Professor José Romão (aluna: Rebeca Júlia Martins). Suas obras foram grafitadas nos muros de suas respectivas escolas, com a monitoria do artista muralista e visual piracicabano, Diogenes Moura. “considero muito importante que este projeto agrega a conscientização da alimentação saudável à arte do grafite como ferramenta de educação e de interação entre a escola e a comunidade, fomentando novos diálogos e novos pensares”, avalia o artista.

O que é o Muros com Arte

É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas. Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre um tema ligado à qualidade de vida e produzem desenhos que concorrem à possibilidade de ter sua criação transformada em um grafite nos muros da escola onde estudam.
O grafite é feito com a curadoria e supervisão de um grafiteiro profissional. O tema deste ano foi “Alimentação Saudável”. Além dos trabalhos realizados em Piracicaba, a exposição itinerante foi mostrada em São José dos Campos, e passará ainda pelas cidades de São Caetano do Sul e Sorocaba, também escolhidas para o projeto.