• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/09/2021
Notícia

Escolas Estaduais de São José de Campos são coloridas com Street Art

Estudantes grafitaram as unidades através do projeto Muros com Arte

A iniciativa que levou o grafite aos muros das escolas estaduais em São José de Campos e movimentou mais de 1.620 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental foi o projeto Muros com Arte. Esta ação em parceria com a Horizonte Educação e Comunicação, que busca criar e planejar estratégias para programas educacionais, começou em junho, com oficinas educativas sobre o tema, para ativar a curiosidade e estimular a produção dos desenhos, e culminou em um concurso entre estudantes das escolas da região.

Os projetos vencedores que coloriram os muros de três unidades escolares do município, foi Inspirado no tema “Alimentação Saudável”, e a disputa contou com 117 trabalhos inscritos e sob os critérios de criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico, a comissão julgadora escolheu 14 finalistas para eleger entre a comissão e voto popular os três premiados.

Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte, comenta os valores socioeducativos envolvidos na escolha do tema: “A alimentação saudável vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional; ela envolve valores sociais, afetivos e sensoriais, que vão da escolha do alimento, da sua preparação, das características de cada região ao consumi-lo, do ambiente onde são consumidos, considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar”.

Os vencedores foram os alunos da Escola Estadual Professor Alceu Maynard Araújo, Maria Izabel de S. Vernique, Escola Estadual Professora Wilma Ragazzi Boccardo, Sarah Beatriz da Silva de Toledo e Escola Estadual Engenheiro Edgar Mello Mattos de Castro, Maicon Vinícius F. Machado, que tiveram suas obras grafitadas nos muros de suas respectivas escolas, com a monitoria do grafiteiro joseense Claudinei Oliveira, o “Vespa”. “Pintar é sempre uma diversão, e poder conciliar Arte do Grafite e Educação na vida desses jovens é ainda mais prazeroso”, comenta Vespa.

Parceria

O projeto Muros com Arte é uma ação da Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, realizada em parceria com a Secretaria da Educação, por meio da FDE, e com a Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

O que é o Muros com Arte

É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas. Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre um tema ligado à qualidade de vida e produzem desenhos que concorrem à possibilidade de ter sua criação transformada em um grafite nos muros da escola onde estudam.

A exposição é itinerante, e irá percorrer pelas cidades de Piracicaba, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Sorocaba, que são as cidades escolhidas para o projeto.