quarta-feira, 06/07/2005

Escolas estaduais de São José dos Campos apresentam projetos em feira

São José dos Campos, no Vale do Paraíba, é a capital brasileira da tecnologia. Muita gente visita a cidade para conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Embraer e […]

São José dos Campos, no Vale do Paraíba, é a capital brasileira da tecnologia. Muita gente visita a cidade para conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Embraer e outras empresas e centros de alta tecnologia que se desenvolveram em torno do ITA (Instituto Técnico Aeroespacial). Pensando nos visitantes, os alunos da Escola Estadual Estevam Ferri criaram o projeto da CoopValetur, uma cooperativa que pretende dar apoio aos turistas que visitam a cidade.

O projeto dos estudantes foi um dos destaques da quarta edição da Feira do Jovem Empreendedor, que faz parte do Programa Profissionais do Futuro – Jovens Empreendedores – Primeiros Passos. O programa é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação com o SEBRAE e a Diretoria de Ensino do município e teve a participação das escolas estaduais e municipais de São José dos Campos. O s alunos que participaram da Feira, na última semana de junho, serão premiados hoje com certificados e medalhas

A primeira edição da Feira ocorreu em 2002. No programa Jovens Empreendedores, a s escolas têm o apoio de monitores que orientam os alunos a formar mini-empresas, repassando informações sobre Recursos Humanos, marketing, finanças e produção. A preparação para a execução dos projetos dura quatro meses e as escolas que desenvolveram mais de um projeto escolheram um deles para a participação na Feira.

Como destaque entre as 93 escolas de São José dos Campos, a que mais executou trabalhos voltados para o empreendedorismo na cidade foi a Estevam Ferri. O projeto da cooperativa de turismo, por exemplo, desenvolveu algumas habilidades entre os alunos: domínio de idiomas, habilidade de comunicação, facilidade para trabalhar em grupo e negociar. A aluna Su Lien Hung, do 2º ano do Ensino Médio, vê no projeto uma verdadeira oportunidade de negócios para o futuro.

Mariana Freire da Cunha Silva, do 3º ano do ensino médio, é outra micro-empresária revelada no programa. Ela criou o projeto de uma fábrica de brinquedos pedagógicos para uso dos alunos mais novos da escola. O aprendizado passou pelas fases de desenvolvimento, pesquisa, uso pedagógico do material e produção.

Outra escola estadual que participou do programa foi Profª Ana Herondina S. Schychof, onde funciona a mini-empresa Biju Mania . “Eu sonho em ser empresária e tenho muita vontade de aprender fazer negócios”, disse a aluna Jeniffer Santos, da 8ª série, uma das pequenas empresárias. Sua colega de classe Gabriela Santos acredita que o maior lucro neste trabalho é o crescimento pessoal e a oportunidade de desenvolver seu potencial.

“A participação na Feira foi importante para despertar nestes jovens o espírito criativo e empreendedor, ensinar a montar um plano e conduzir o seu próprio negócio”, concluiu Eliane de Fátima Garcia do Nascimento, Assistente da Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

Programa “Formação de Jovens Empreendedores” da SEE

O programa de São José dos Campos é de alcance local, com a participação das escolas estaduais do município. Mas a Secretaria de Estado da Educação tem outra iniciativa de estímulo ao espírito empreendedor, em parceria com o Sebrae. É o Programa “Formação de Jovens Empreendedores”, que capacitará ao longo do ano mais de 800 professores e 26 mil 100 alunos do Ensino Médio da rede estadual.

Essa parceria tem o apoio do programa Escola da Família, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana de São Paulo (COGSP). Trata-se de uma capacitação desenvolvida em 29 escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo. Mais informações sobre o programa e os cursos podem ser encontradas no site da secretaria ( www.educacao.sp.gov.br ), no link do Programa Escola da Família, ou nas diretorias de ensino do Estado de São Paulo.