segunda-feira, 31/05/2004

Escolas Estaduais de São Vicente participam da I Feira de Educação

O evento aconteceu no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica e cada escola contou com um estande para a divulgação de seus projetos As 21 escolas estaduais localizadas […]

As 21 escolas estaduais localizadas em São Vicente participaram, de 26 a 28 de maio, da I Feira de Educação, Ciências, Tecnologia e Cultura promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Vicente e escolas particulares da cidade. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica. Cada escola estadual contou com um estande para a divulgação de seus projetos, assim como as demais redes de ensino envolvidas.

Os estudantes foram responsáveis pela apresentação dos projetos aos visitantes, que tiveram uma verdadeira aula sobre o trabalho desenvolvido pela escola. No estande da EE Leopoldo José de Sant’anna uma equipe formada por cinco alunos explicou o processo de reciclagem de papéis e plásticos e as formas de reaproveitamento. De acordo com o professor de geografia, Paulo Sergio Silvestre, o projeto reuniu toda a equipe escolar e corpo docente. “O objetivo era transmitir aos visitantes da feira a preocupação da unidade com a preservação do meio ambiente, por isso o estande também foi todo composto por material reciclável”, acrescentou o professor.

A horta hidropônica em exposição no estande da EE Maria Dulce Mendes foi outra novidade que atraiu a atenção de alunos e educadores que estiveram na feira. A aluna Katyustia de Sá Gomes, do terceiro ano do Ensino Médio, se revezou com os colegas para fornecer informações sobre a técnica. “A hidroponia é o cultivo de plantas em água, sem o uso do solo. O cultivo é protegido por uma estufa ou plástico. Quem tem um horta hidropônica em casa pode obter produtos sem agrotóxicos pesados e, de quebra, ter o prazer de colher a verdura fresquinha. Nossa produção é utilizada na merenda escolar”, garantiu a jovem.

Para desenvolver o sistema de horta hidropônica, os alunos aprenderam sobre a técnica no setor rural do município de Mongaguá, tiveram aulas, participaram de palestras e realizaram pesquisas sobre o assunto. O projeto da horta, implantado em 2003 por meio do Programa Doce Água Doce, já foi apresentado pelos alunos à coordenação do Instituto Ayrton Senna, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Unesp.

Embora a disputa pela atenção fosse grande, cada escola apresentou um diferencial. Algumas se destacavam pela forma de abordagem das pessoas, outras pela vestimenta. Atrair a atenção do público era o grande desafio dos alunos diante de tantos expositores. As equipes das Escolas Estaduais Margarida Pinho Rodrigues e Zulmira de Almeida Lambert usaram a criatividade e recorreram à vitrine viva, o que garantiu sucesso absoluto.

A feira contou ainda com um estande do Programa Escola da Família, em funcionamento nas 6.000 escolas do Estado há 10 meses. Outro destaque do evento foi a participação de voluntárias do Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), implantado em 58 escolas da rede pública estadual da Baixada Santista. A parceria com supermercados da região possibilitou a produção de pães salgados e doces para a degustação dos visitantes durante os três dias de feira.

Renata Ferrarezi