segunda-feira, 19/07/2004

Escolas estaduais de Sorocaba comemoram os 350 anos da cidade com mega-projeto

Projeto desenvolvido pela Diretoria de Ensino de Sorocaba preserva a memória histórica da região, por meio do estudo da origem, cultura, geografia, leitura e diversas formas de expressão. As 84 […]

Projeto desenvolvido pela Diretoria de Ensino de Sorocaba preserva a memória histórica da região, por meio do estudo da origem, cultura, geografia, leitura e diversas formas de expressão. As 84 escolas da região e cerca de 90 mil alunos estão envolvidos no projeto chamado Concurso “Sorocaba – 350 anos”.

Várias ações foram elaboradas: Concurso de Frases “Expresse seu amor por Sorocaba”; Maquete “Reconstruindo Sorocaba”; Retrato da Cidade; Coletânea de produção de textos / pesquisas e elaboração de cartões postais com poemas sobre a cidade, o Projeto tomou características de uma grande mostra cultural.

O trabalho foi ganhando mais adeptos e já conta com a colaboração de Assistentes Técnicos Pedagógicos, de educadores do Programa Bolsa Mestrado na criação das atividades e da equipe do Núcleo Regional de Tecnologia, com a elaboração do link para o concurso.

Os educadores executaram o projeto entre os meses de maio e julho. Após o término deste Concurso, cuja exposição e premiação de trabalhos estão previstas para a semana do aniversário de Sorocaba, 15 de agosto, uma avaliação deverá ser efetuada por toda equipe envolvida.

O trabalho exigiu esforços e conhecimentos específicos de História, Geografia, Matemática, Ciências e Arte, para sua preparação. Com maiores dimensões, a Diretoria de Ensino contou ainda com alguns parceiros: a ONG “Memória Viva”, que ministrou curso sobre “Sorocabanismo” e City Tour aos professores de História; com a Rede de Supermercados Extra, que desenvolveu Oficina de Culinária Tropeira aos professores e com a fábrica de materiais E.V.A., por doar este material a ser utilizado na confecção da maquete, entre outras.

“Acreditamos que levar as mais de 80 escolas públicas da rede estadual da região à reflexão e execução de tais propostas já consiste um significativo presente à nossa comunidade. Mais uma razão para nosso lema de capa deste Projeto: Educação Pública Estadual: muitos motivos para comemorar”, concluiu a Dirigente de Ensino de Sorocaba, profª Maria Armida Baddini de Menezes.

Luciane Salles