terça-feira, 10/12/2002

Escolas Estaduais estão mais enfeitadas neste Natal

Os tradicionais enfeites natalinos transformam a rotina de alunos da rede estadual Aproveitando o espaço escolar como fonte de cultura, reuniões e integração entre profissionais e alunos, os enfeites vão […]

Aproveitando o espaço escolar como fonte de cultura, reuniões e integração entre profissionais e alunos, os enfeites vão simbolizar a ” Escola de Luz ” – o fechamento de um ciclo de trabalho que a Secretaria vêm realizando para aproximar a escola da comunidade criando um espaço de “luz”, de idéias e encontros. Portanto, as 6.100 escolas da rede estadual estarão iluminadas e enfeitadas neste fim de ano.

Pensando nessa ação diferenciada e fazendo um balanço das propostas pedagógicas realizadas, a Escola Estadual José Maria Reys, na Vila Medeiros, já está pronta. Uma grande festa está marcada para o dia 13 de dezembro com apresentação de um coral de natal aberta a comunidade. A escola irá inaugurar as cerca de 15 mil luzes que enfeitarão o prédio, anunciando uma nova mentalidade para a escola no próximo ano.

De acordo com a profª Darci Fonseca Cassolla Pereira, coordenadora do projeto na escola, a idéia de se concretizar a escola de luz envolve uma prática para atender as necessidades sócio-culturais dos alunos. ” Precisávamos envolver nossos alunos de forma que a escola lhes parecesse atraente e importante. Sabemos que estamos competindo constantemente com materiais audio-visuais muito mais atraentes do que giz e lousa”, conclui a professora.

A escola já realizou quatro grandes projetos que nortearam o trabalho de todo o corpo docente durante o ano de 2002. No primeiro bimestre, foi desenvolvido um projeto chamado de “Convivência” – foram aulas voltadas para despertar a convivência em sociedade. No segundo bimestre, a escola envolveu os alunos num projeto sobre o Meio Ambiente. O terceiro tema foi a Diversidade Cultural. E para fechar o ano, o trabalho de Cidadania para enfatizar a escola que queremos e o tipo de aluno que queremos formar.

Ao findarmos este ano, nos pareceu que precisávamos encerrar nossas atividades de maneira que toda a comunidade escolar e arredores compreendessem as mensagens que quisemos passar para todas as pessoas durante o ano de 2002: somos cidadãos, queremos que nossos jovens vivam experiências de paz, que possamos resgatar a auto-estima, que eles sejam jovens diferentes, entendam que a violência não é a saída para os nossos problemas”, afirma a professora Darci.

A maneira encontrada para deixar transparecer esses anseios em relação ao papel social que a escola vem desempenhando com a missão de formar, foi confraternizar com a “Escola de Luz” e a expressão mais sublime dessa aproximação é o Natal. “O espírito do Natal nos deixa mais sensibilizados, nos deixa melhores do que somos, nos mostramos às pessoas com mais carinho”, acredita a diretora Darci