• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/12/2004
Últimas Notícias

Escolas Estaduais ganham reforço com aulas sobre Escolas Estaduais ganham reforço com aulas sobre

Projeto assinado nesta terça, no Palácio dos Bandeirantes, abordará sexualidade e prevenção da gravidez na adolescência em 23 escolas do Vale do Ribeira A partir do ano que vem escolas […]

Projeto assinado nesta terça, no Palácio dos Bandeirantes, abordará sexualidade e prevenção da gravidez na adolescência em 23 escolas do Vale do Ribeira

A partir do ano que vem escolas de 13 cidades do Vale do Ribeira participarão do projeto Vale Sonhar – Prevenção de Gravidez na Adolescência – uma contribuição do Fundo Social de Solidariedade, do Instituto Kaplan e o laboratório Pfizer em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Nesta terça-feira, 14 de dezembro, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita e a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, assinam Termo de compromisso com os representantes das empresas parceiras: Maria Helena Quintela Brandão Villela, Diretora Executiva do Instituto Kaplan e Eduardo Najjar Roque, Diretor de Assuntos Jurídicos e Corporativos da Pfizer, para implantar o projeto que favorece a adolescência.

A proposta é fornecer material didático, treinamento de educadores e subsídios para as escolas do Vale do Ribeira trabalharem a questão da sexualidade com ênfase na prevenção da gravidez na adolescência.

O programa vai acolher as escolas atendidas pelas Diretorias de Ensino de Registro, Miracatu e Apiaí e deverá se executado durante o ano de 2005.

A metodologia utilizada deve estimular a prevenção da gravidez por meio dos sonhos de cada jovem. Para a execução do projeto, foram selecionados 92 educadores e universitários que participarão de oficinas sobre o tema.

Trata-se do primeiro projeto de prevenção de gravidez na adolescência no Vale do Ribeira. O projeto direcionado para os jovens também poderá exercer uma influência positiva para o exercício da vida adulta nessa etapa de mudanças nas relações sociais e físicas.

De acordo com os representantes pelo Instituto Kaplan do Centro de Estudos da Sexualidade Humana – idealizadores do projeto – o aspecto mais positivo é que o programa vai além da informação técnica, pois a orientação alcança a comunidade permitindo o diálogo e a circulação de informações sobre sexualidade.

De acordo com o Relatório Mundial sobre População da ONU, o Brasil tem sido apontado como um dos países que apresentam taxas acima da média mundial de gravidez na adolescência, que é de 50 nascimentos por mil mulheres.

A situação repercute em abandono da escola, redução da escolaridade e formação de famílias sem a presença do pai.

Com a conscientização proporcionada pela parceria firmada, o secretário pretende que o projeto possa ampliar o universo dos jovens com informações sobre sexualidade, reprodução e prevenção, fortalecendo o aprendizado do auto-controle da capacidade reprodutiva.

Luciane Salles