• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/09/2005
Últimas Notícias

Escolas estaduais participam da I Mostra Estadual por uma Escola Acolhedora

Para celebrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, nesta quarta-feira, 21 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação promove a I Mostra Estadual Por uma […]

Para celebrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, nesta quarta-feira, 21 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação promove a I Mostra Estadual Por uma Escola Acolhedora. O evento vai apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos pelas escolas da rede estadual e simboliza as mudanças na conscientização dos alunos e na prática em sala de aula.

A Mostra prossegue até sexta-feira, dia 23, com apresentações de vídeos, pôsteres, comunicação oral e mesa redonda sobre o tema. Na ocasião também será lançada a publicação Leitura, Escrita e Surdez, da professora Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka. O livro é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido, desde 2003, pelo Centro de Apoio Pedagógico Especial com as 89 Diretorias de Ensino do Estado, por meio de orientações técnicas.

Confira a programação da mostra:

22 de setembro

8 horas – recepção
8h30 – Apresentação de pôsteres das Diretorias de Ensino
9h30 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em parceria com o Conselho Britânico/Universidade Manchester no projeto “Escolas de apoio à inclusão na Capital de São Paulo”

11h45 – Intervalo
13 horas – Mesa-redonda: A formação de professores na Educação Básica: a preparação para o ensino da diversidade.
Mediador: Leila Iannone
Debatedores:
Julio Romero
Marcos José da Silveira Mazzota
Sonia Teresinha de Sousa Penin
Maria Alice Rosmaninho Perez

15 horas – Café
15h15 – Debate
16 horas – Lançamento do livro Leitura, Escrita e Surdez

23 de setembro

Apresentação dos trabalhos realizados pelas Diretorias de Ensino
8h30 – Comunicações orais e sessões de vídeo
12 horas – Intervalo
13 horas – Comunicações orais e sessões de vídeo
17h10 – Encerramento

 Atendimento especializado nas escolas da rede pública estadual – A convivência na diversidade é uma prática das escolas estaduais. Antes restrito a classes especiais e salas de recursos, esse atendimento atinge, atualmente, a dimensão de todas as escolas, inserindo alunos em classes comuns. A rede estadual paulista é pioneira na oferta de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas públicas. A partir de 2000, a Secretaria de Estado da Educação intensificou o programa de formação continuada com a criação do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), espaço voltado à capacitação de profissionais da rede estadual de ensino e à produção de recursos pedagógicos específicos de apoio às escolas, como livros didáticos em Braille e em tipos ampliados.

A proposta do Cape segue os objetivos da Educação Especial, atendendo todos os níveis e etapas do Ensino Fundamental e Médio, visando ao processo de inclusão escolar dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse centro são priorizadas orientações técnicas e cursos para profissionais da rede estadual de ensino.

Desde sua implantação, foram capacitados cerca de 30 mil profissionais. Esse público, antes formado quase que exclusivamente por professores especializados, foi ampliado e as ações voltam-se igualmente para os professores de classes comuns. A perspectiva é, a cada ano, envolver gradativamente o maior número de profissionais, para que todas as escolas estejam em condições de acolher e oferecer os recursos necessários aos alunos com necessidades educacionais específicas.

Para 2005, a previsão de atendimento em Serviços de Apoio Pedagógico Especializado é de 19.450 alunos, além daqueles com necessidades educacionais especiais que já estão incluídos e matriculados no ensino regular mas que não precisam do suporte.

Dia Nacional de Luta Das Pessoas Portadoras de Deficiência – Instituído em encontro nacional, em 1982, com participação de várias entidades que atuam na área da deficiência em âmbito nacional, o dia 21 de setembro foi escolhido para lembrar a luta pela igualdade das pessoas portadoras de necessidades especiais.