Cinco escolas da rede pública irão representar a rede estadual no desfile oficial de Dia da Independência, no sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Cerca de 400 alunos participam da parada cívica-militar com fanfarras e bandas marciais. O evento é aberto ao público e tem início às 9h30.
Participam duas unidades da capital, uma de Osasco e duas de Votorantim. Na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, na zona norte, além dos ensaios semanais, que acontecem por uma hora e meia às quintas-feiras. O professor regente, Osmar Francisco de Carvalho, irá participar.
Já a banda marcial da Escola Estadual Armando Gaban, de Osasco, regida pelo professor Rodrigues há 21 anos, intensificou os treinos com a presença em eventos pelo Estado. Este ano ela levará à avenida um pot-pourri com músicas populares brasileiras. Aquarela do Brasil, Trem das Onze, Asa Branca, Meu Xodó e Mulher Brasileira estão no repertório.
Na Escola Estadual Clotilde Beline Capitani, o projeto iniciado em 2012 conquistou estudantes e hoje virou tradição na região, história parecida com as outras escolas, que desenvolveram as bandas ao longo do contraturno escolar nos últimos anos. São elas: a E. E. Wilson Prestes Miramontes e a E. E. Visconde de Itaúna.
O desfile é aberto a todos os integrantes da rede pública.