• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/12/2006
Últimas Notícias

Escolas Estaduais que mais se destacaram na Gincana da Cidadania serão premiadas nesta sexta, dia 22

Escolas vencedoras de 1 ª a 4 ª séries ganham uma casa de bonecas, e as de 5 ª a 8 ª séries e ensino médio serão premiadas com uma […]

Escolas vencedoras de 1 ª a 4 ª séries ganham uma casa de bonecas, e as de 5 ª a 8 ª séries e ensino médio serão premiadas com uma mesa de pingue-pongue, um DVDokê e duas mesas de pimbolim

Ajudar o próximo, além de ensinar e estimular ações solidárias traz recompensas. Prova disso é a premiação das escolas estaduais que mais arrecadaram doações durante a Gincana da Cidadania 2006, organizada pela Secretaria de Estado da Educação. Serão premiadas 89 unidades escolares, sendo 28 da Capital e Grande São Paulo, e sessenta e uma do interior. A festa, marcada para esta sexta-feira, dia 22, às 16 horas, será realizada na Escola Estadual Rômulo Pero (DE Centro), Rua Copacabana nº 243, Bairro Chora Menino, em Santana, zona norte da Capital.

Participam da cerimônia a secretária adjunta de Estado da Educação, Carmen Annunziato, e a primeira dama do Estado de São Paulo, Renéa Lembo. O evento terá ainda a presença dos titulares das coordenadorias de ensino da Capital e interior bem como professores alunos, dirigentes das DES e pais. As escolas vencedoras de 1ª a 4ª séries ganham uma casa de bonecas, e as de 5ª a 8ª séries e ensino médio serão premiadas com uma mesa de pingue-pongue, um DVDokê e duas mesas de pimbolim.

Como foi a Gincana

Este ano a Campanha do Agasalho 2006, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, arrecadou 19.240.204 peças de roupas. O número superou os 18 milhões de agasalhos arrecadados em 2005. Em julho deste ano, durante a divulgação dos números finais da Campanha, o governador Cláudio Lembo ressaltou o espírito solidário dos paulistas. “Quem doa demonstra que tem consciência da solidariedade”, disse na época.  

Mais sobre a iniciativa

A Gincana da Cidadania é uma realização da Secretaria de Estado da Educação. Um dos objetivos da ação foi promover a solidariedade entre alunos com atividades extracurriculares para incentivar e promover a cidadania com a arrecadação de roupas, cobertores, sapatos, meias e outras peças para a Campanha do Agasalho. Cada escola definiu as estratégias e ações para alcançar um melhor desempenho. Neste ano, o resultado alcançou mais de 4,5 milhões de peças doadas. A Gincana é promovida desde 2003 e é aberta a todas as escolas da rede estadual.

Para a secretária da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, a gincana integrou as atividades desenvolvidas durante a Campanha do Agasalho deste ano, como bailes, caminhadas, e outras ações. “Muitos dividiram o que tinham para doar à Campanha. Com esse mesmo empenho, conseguimos mostrar aos alunos e à população que pequenos gestos podem se transformar em grandes resultados”, concluiu.

O destino das doações

Os agasalhos arrecadados são entregues às 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas no Fussesp e também aos 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos, e que normalmente não conseguem arrecadar o suficiente para atender a população mais carente. Das peças que já chegaram ao depósito do Fundo Social a maioria já foi entregue. Os itens arrecadados nos municípios, incluindo as escolas, ficaram nas cidades para distribuição pelos Fundos Municipais, que atuaram como parceiros do Fussesp.