Educadores farão discussões e análises dos Relatórios Pedagógicos do Saresp 2010 que permitirão desde já definir ações para o planejamento de 2012
Até a próxima sexta-feira (30/09), as cerca de 5,3 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo deverão realizar o “Dia do Saresp”. A data é reservada para diretores, coordenadores e professores se reunirem em suas respectivas unidades e discutirem a avaliação dos alunos no Saresp 2010 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O intuito é analisar os resultados de forma pedagógica e, a partir dessas informações, planejar ações visando à melhoria da qualidade do ensino.
Este ano, a data de realização do “Dia do Saresp” será definida pelas diretorias de ensino, entre os dias 26 e 30 de setembro. Essa flexibilização tem como objetivo respeitar o planejamento e cronograma das unidades em cada região, facilitando a realização e o acompanhamento do trabalho junto às escolas.
Na ocasião, as unidades fazem uma espécie de auto-análise, com base no resultado dos seus alunos na avaliação do ano anterior. Essa reflexão deverá ter desdobramento nas reuniões de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) subsequentes, conforme plano a ser elaborado em cada escola.
Sobre o Saresp
O Saresp é uma avaliação realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.