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quinta-feira, 11/12/2008
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Escolas estaduais recebem manual para identificação e trabalho com alunos superdotados

Secretaria de Estado da Educação produz livro sobre experiências na rede; escolas terão publicação já para 2009 A Secretaria de Estado da Educação lança nesta sexta-feira, 12 de dezembro, o […]

Secretaria de Estado da Educação produz livro sobre experiências na rede; escolas terão publicação já para 2009

A Secretaria de Estado da Educação lança nesta sexta-feira, 12 de dezembro, o livro “Um olhar para as altas habilidades: construção de caminhos”. Trata-se de uma compilação e um manual sobre alunos superdotados, a ser entregue para todas as 5,5 mil escolas estaduais paulistas.

Nos últimos três anos a secretaria capacitou profissionais rotineiramente para que alunos superdotados fossem identificados. Por intermédio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), a pasta formou 270 profissionais – supervisores, assistentes técnico-pedagógicos e professores coordenadores – com o objetivo de difundir conhecimento por toda a rede.

Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa pretende identificar alunos super-dotados, focando o aprendizado em temas que sejam necessários ao dia-a-dia dos alunos. Até então os alunos super-dotados da rede estadual de educação eram identificados pelo “feeling” dos professores.

A obra chegará a todas as escolas para trabalho já no início do ano letivo de 2009. “ Super-dotado não é aquele aluno que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas. O perfil deste aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula”, afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Cape.

O lançamento do livro será no auditório da Secretaria de Estado da Educação, que fica na Praça da Republica, 53 – Centro – São Paulo.