• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/03/2008
Últimas Notícias

Escolas estaduais recebem o Prêmio Construindo a Nação

Em 17 de março o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Associação Comercial de São Paulo, em parceira com as Secretarias de Estado da Educação e da Cultura […]

Em 17 de março o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Associação Comercial de São Paulo, em parceira com as Secretarias de Estado da Educação e da Cultura e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, promoveram a cerimônia de premiação do Projeto Prêmio Construindo a Nação 2008.

Iniciado em 2001, o projeto tem por objetivo sensibilizar alunos das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo sobre a importância da discussão, participação e busca de soluções para os problemas sociais da comunidade em sua diversidade.

Na atual edição do Projeto, seis escolas da rede pública estadual de ensino de São Paulo foram premiadas. Na categoria EJA – Educação de Jovens e Adultos, o primeiro lugar ficou com o CEES – Centro Estadual de Educação Supletiva Ricardo José Poci Mendes, da Diretoria de Ensino (DE) de Registro, com o projeto “Registro, Retratos e Memórias”; a segunda colocação foi para o CEESMA – Centro Estadual de Educação Supletiva de Marília, da DE de Marília, com o projeto “Engenharte: Ousar é preciso”; e a terceira posição foi da Escola Estadual (EE) Prefeito Modesto Masson, da DE de Jaú, com o projeto “Sangue Bom”.

Na categoria Ensino Fundamental, a EE Dr. Osmar Francisco da Conceição, da DE de Jaú, conquistou o terceiro lugar, com  o projeto: “Reciclagem do Óleo de Cozinha”. Já na categoria Ensino Médio, o segundo posto ficou com a EE Prof. Ascendino Reis, da DE Leste 5 (Capital paulista), com o projeto “Exercendo a Liberdade sob tempo e à luz do Modernismo Brasileiro”; e a terceira posição foi ocupada pela EE Cesarino Borba, da DE de Limeira, com o projeto: “Cidadania em Alta”.

Outras 14 escolas da rede paulista receberam menções especiais.

  1. Escolas Homenageadas – Honra ao Mérito:
    EE Cel. Jeremias Júnior, da DE de Miracatu;
    EE Deputado Silva Prado, da DE Leste 1 (Capital paulista);
    EE Padre Louis Joseph Lebret  da DE de Santo André; e
    EE Prof. Luiz Latorraca, da DE de Jaboticabal.
  2. Homenagem Especial – Escola 7 anos – Selo Construindo a Nação de Excelência de Projetos Sociais:
    EE Dr. Honorino Fabri, da DE de Sumaré;
    EE Dr. José Roberto Melchior, da DE de Caieiras;
    EE Orlando Signorelli, da DE de Campinas Oeste; e
    EE Prof. Ascendino Reis, da DE Leste 5.
  3. Destaques 2007/2008:
    EE Deputado José Sanches Postigo, da DE de Santo Anastácio;
    EE Dr. Geraldo Pereira de Barros, da DE de Jaú;
    EE José Carlos Pinotti, da DE de Araraquara;
    EE Parque da Bandeiras – Gleba II, da DE de São Vicente;
    EE Prof. Antonio Perches Lordello, da DE de Limeira; e
    EE Prof. José Henrique de Paula e Silva, da DE de Santo André.

Os projetos apresentados eram todos vinculados a temas ligados à cidadania, abordando situações internas ou externas à escola, incluindo a comunidade local ou a sociedade brasileira.

No período de 2001 a 2007, 1.379 escolas estaduais participaram do projeto, envolvendo uma média de 300 alunos por escola, totalizando 413.700 alunos.

A cerimônia de entrega da premiação foi realizada na Sala São Paulo – Estação Júlio Prestes, em São Paulo.