terça-feira, 22/11/2022

Escolas estaduais são premiadas no Festival Afrominuto

Homenageando Mário de Andrade, alunos usaram a criatividade para celebrar o escritor

Duas escolas estaduais foram premiadas na 6ª edição do Festival Afrominuto. O evento, que aconteceu na última sexta-feira (18), é uma parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e serve de incentivo à valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais de um minuto.

Participaram mais de 5 cinco mil escolas de todo o estado e entre os milhares de estudantes que se destacaram na produção de vídeos, estão as escolas Valdemiro Naffah, vencedor na categoria Anos Finais, e o Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos de Avaré, já vencedor em 2021, ganhou na categoria CEEJA.
“Este festival incentiva os nossos estudantes a conhecer a história do nosso país e se envolver em ações afirmativas, sabendo que tivemos muitas outras pessoas nesta luta pela igualdade. E o reconhecimento do Mario de Andrade como um escritor preto, é dar uma outra visão sobre como foi constituído o nosso país”, exalta o coordenador do programa CONVIVA, Mario Augusto.

Nesta 7ª edição, o Festival Afrominuto escolheu como temática o escritor Mário de Andrade e premiou os alunos com livros de literatura afro-brasileira e um KINDLE. E durante a premiação, os estudantes puderam apreciar um pocket show com MC Soffia.

Veja abaixo o vídeo dos premiados:

Vencedor Categoria Ensino Fundamental (anos finais)
Escola Estadual Valdemiro Naffah
Aluno: Juan de Pieri Sérgio