• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/02/2023
Notícia

Escolas estaduais se preparam para o Carnaval com ações temáticas

Oficina de Maracatu, estudo da cultura brasileira, instrumentos recicláveis e confecções artísticas estão entre as atividades desenvolvidas

É tempo de alegria na escolas estaduais. Pela volta às aulas, sim. Mas também pela chegada do Carnaval. Além de estimular a prática pedagógica com o resgate da história do Brasil e do mundo, as escolas da rede estadual desenvolvem atividades temáticas e festivas destinadas aos estudantes, que contam com oficinas culturais e desfiles de bloquinhos, entre outras. Confira três ações:

Nesta sexta-feira (17), às 14h, começou o cortejo de carnaval nos arredores da Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, localizada na zona oeste da capital. O Bloco da Pedra reúne ex-alunos da unidade escolar e realiza durante todo ano um projeto musical que, através de oficinas, apresenta e ensina sobre o Maracatu para os estudantes do ensino médio.

“O último desfile foi antes da pandemia e os alunos estão ansiosos por esse momento”, afirma a diretora Márcia Benedito. O grupo também participa das atividades pedagógicas da unidade, que conta com eletivas de Cultura Popular.

Outro “bloquinho” é o da Escola Estadual Professora Miquelina Pedroso Magnani, em Santo André, que acontece no dia 28 de fevereiro. Para compor a bateria serão utilizados materiais de percussão, como: tamborim, surdo, caixa, repique e bombo. E materiais reutilizáveis, como: Frigideira, Baldes e Colheres de madeira.

“O projeto tem como finalidade expor manifestações culturais, entender que o carnaval é um movimento de heranças e entusiasmos para todos”, conta a dirigente de ensino de Santo André, Ariane Butrico.

Como incentivo à arte e a cultura, a Escola Estadual André Donatoni, em São Carlos, promoveu debates sobre o resgate do carnaval, como prática do diálogo intercultural e respeito às diferenças. Entre as integrações, foram realizadas oficinas de estudos com os temas “História do Carnaval” e “Carnaval no Brasil”, além de atividades como confecção de máscaras e apresentações de marchinhas.

“Realizamos nos horários da pedagogia da presença, as tutorias de resgate histórico e de criação, para que os alunos pudessem compreender a data de forma conceituada e lúdica. O resultado foram as máscaras e marchinhas”, explica a diretora Camila Bianco.

Recesso

Conforme o calendário letivo, as escolas estaduais de São Paulo estarão em recesso na próxima segunda-feira (20) e terça-feira (21). As atividades serão retomadas na quarta-feira (22), a partir das 12h, conforme horário definido por cada unidade.