segunda-feira, 25/07/2005

Escolas estaduais se preparam para volta às aulas

As férias de julho chegaram ao fim e as escolas estaduais se preparam para receber os estudantes neste segundo semestre. Oficialmente, as aulas só terão início nesta quarta-feira, 27 de […]

As férias de julho chegaram ao fim e as escolas estaduais se preparam para receber os estudantes neste segundo semestre. Oficialmente, as aulas só terão início nesta quarta-feira, 27 de julho, mas para professores e funcionários da rede pública estadual as atividades já começaram.

Nestes dois últimos dias que antecedem a volta às aulas, eles estão reunidos para discutir o planejamento e traçar metas para o “segundo tempo” do ano letivo. Afinal, serão mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ocupando as salas de aula das 5.786 escolas espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Para acolher todos esses alunos, as unidades de ensino receberam uma atenção especial durante todo o período de recesso. Cerca de 4.600 delas passaram por pequenos reparos, pinturas e limpeza em seus prédios. A iniciativa faz parte do projeto “Pinte na Escola”, que integra a proposta da Secretaria de Estado da Educação de transformar esses espaços em ambientes mais acolhedores. Esta ação contou com a ajuda voluntária da comunidade, que auxiliou na execução das tarefas de manutenção e reformas.

Além de tornar o ambiente escolar mais agradável, o programa contribui para aproximar a comunidade da escola, estimular a interação democrática entre alunos, pais, funcionários e toda a população de seu entorno. “Já está comprovado que, na escola onde o envolvimento da comunidade é total, os resultados são fantásticos. Tudo funciona melhor e a qualidade de ensino cresce. Todos juntos, Governo, pais e educadores conseguiremos avançar cada dia mais na construção de um ensino de qualidade”, afirma o secretário Gabriel Chalita.

Para este semestre estão previstas também atividades culturais em todas as escolas da rede. O projeto Caminho das Artes, por exemplo, que promove contatos com a arte por meio de idas ao teatro, museu, programas com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e cinema gratuitamente retomará suas ações no início de agosto. Nos dias 6 e 7 de agosto serão reiniciadas as apresentações de dança realizadas em parceria com o Ballet Stagium.

Além disso, a Secretaria também dará continuidade ao cronograma de capacitação. Dentro desta proposta, até o final deste ano, está prevista dotação orçamentária de R$ 92.044.642,00 (noventa e dois milhões, quarenta e quatro mil, seiscentos e quarenta e dois reais), para a execução 108 Projetos de Capacitação de Professores.

A formação e valorização do Quadro do Magistério e a importância de oferecer as condições para o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de competências do educador tem sido uma das principais propostas da Secretaria da Educação para a melhoria do ensino na rede pública estadual. Exemplo disso é o Bolsa Mestrado, que no primeiro semestre deste ano concedeu 890 bolsas e, até o final de 2005, concederá mais 890, totalizando investimentos no valor de R$ 6,5 milhões.

Mas as novidades não param por ai. Em agosto, o Escola da Família – principal programa da Secretaria de Estado da Educação – completa 2 anos e reserva uma série de atividades especiais para os estudantes e a comunidade em todas as escolas participantes, alem de um grande evento comemorativo na Capital.

Renata DAngelo