segunda-feira, 13/07/2015
Escola de Tempo Integral

Escolas integrais de SP fecham o semestre com 1800 disciplinas escolhidas pelos alunos

Astronomia, audiovisual, negócios e outras matérias são alinhadas ao projeto de vida dos estudantes

Segundo um levantamento realizado pela Educação, os alunos  das Escolas de Tempo Integral tiveram a oportunidade de cursar mais de 1800 matérias sugeridas por eles mesmos, apenas nesse primeiro semestre.

Priorizando o projeto de vida, as características pessoais e as habilidades das crianças e adolescentes, as disciplinas eletivas compõem o projeto pedagógico inovador de extensão de horário da Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com jornadas de 9 horas diárias no Ensino Fundamental e Ensino Médio, os temas das aulas são livres e construídos em parceria entre alunos e docentes que atual em regime de dedicação exclusiva. A exigência é que as sugestões de matérias estejam relacionadas ao conteúdo da base nacional, sendo matemática, ciências humanas, linguagens e ciência da natureza, e tenham caráter interdisciplinar.

Entre as opções cursadas no primeiro semestre, foram trabalhados temas como astronomia, arquitetura urbana, audiovisual e abertura do próprio negócio.  Os professores têm a tarefa  de elaborar o plano de trabalho e apresentar as opções à escola. Já os estudantes escolhem as ementas que mais se encaixam ao seu perfil. E a oferta das eletivas é semestral.

Escolhas das escolas

Na E.E. Francisco Tozzi, em Águas de Lindóia, os alunos decidiram aprender noções de engenharia por meio da construção de uma rampa de skate. E na escola Milton da Silva Rodrigues, na capital, os estudantes ampliaram as aulas de geografia para conhecer as etapas do planejamento urbano e as interferências na vida de moradores e do comércio.

Em Guaratinguetá, a E.E. Comendador Oliveira Gomes, tem como foco a astronomia. A disciplina, uma das mais concorridas, uniu o estudo de ciências, história e geografia. Na região de Rio Preto, na E.E. Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, os alunos uniram esforços no semestre para a criação de um novo software como foco nas operações de álgebra, descobrindo uma nova maneira de aprender matemática.

Além de promover a autonomia dos alunos, as eletivas também objetivam a preparação para o futuro e o mercado de trabalho. É o caso da aula de empreendedorismo, na E.E. Parque dos Sonhos, em Santos. A proposta da disciplina é orientar os jovens sobre finanças e como abrir o próprio negócio.

“A proposta é que os alunos sejam protagonistas de sua formação e construam, em parceria com as escolas, o seu próprio currículo. A estratégia amplia o conhecimento adquirido nas etapas do Ensino Fundamental e Médio e reforça o objetivo das escolas de oferecer aos estudantes uma grade mais diversificada e aberta às necessidades da nova geração”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Este ano, 75 escolas ingressaram na modalidade integral na rede paulista. Atualmente, a Secretaria da Educação reúne 492 unidades com jornada estendida, acima de 7 horas.