quarta-feira, 11/01/2006

Escolas levam 8 mil alunos do interior para conhecer o mar e aprender fora da sala de aula

3ª Etapa do “Interior na Praia” acontece de 9 a 27 de janeiro Mais de 8 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais do interior, capital e Grande São […]

3ª Etapa do “Interior na Praia” acontece de 9 a 27 de janeiro

Mais de 8 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais do interior, capital e Grande São Paulo vão invadir as praias dos 16 municípios litorâneos paulistas. Será um momento de grande emoção para a grande maioria desses garotos, de 9 a 11 anos, que nunca viu o mar e aguarda ansiosamente para saber o gosto da água do mar, como é possível furar as primeiras ondas e se a cor das águas é igual ao que conhecem das fotos e da TV.

Ao contrário do que se poderia supor a excursão ao litoral não é somente atividade de lazer. Os alunos são trazidos pelo programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia, que tem como principal objetivo conhecer, fora da sala de aula, outras regiões, paisagens, história e culturas existentes no Estado. O programa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e as prefeituras.

A “invasão” das praias pelos sotaques da capital e do interior vai de 9 a 27 de janeiro. Os jovens chegarão em 217 delegações, cada uma composta por 40 alunos, quatro monitores, um motorista e um policial militar ou guarda municipal. Eles permanecerão cinco dias, de segunda à sexta, no litoral e se hospedarão em escolas da região.

A visita dos alunos ao litoral envolve um conjunto de ações articuladas de cinco secretarias de Estado. A de Economia e Planejamento que coordena e supervisiona o programa. A Secretaria da Educação oferece a alimentação e hospedagem. A Saúde presta assistência médica, quando necessário. A Segurança Pública garante toda a segurança necessária durante a viagem e na praia, com o apoio do Salva-Vidas. A Secretaria de Transportes isenta os ônibus da Caravanas do Conhecimento da cobrança de pedágios nas rodovias. Finalmente, a Secretaria de Cultura programa atividades culturais durante a viagem.

As cidades visitadas que serão visitadas são: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Ubatuba receberá 640 garotos do Arujá, Indiaporã, Jaguariúna, Nova Campina e Vargem Grande, Monte Azul, Castilho, Conchas e Pereiras, entre outros. No roteiro dos jovens, estão marcadas visitas ao Projeto Tamar, à pista de Skate e às praias Perequê Açu, Enseada, Tenório e Ubatumirim.

Além do Interior na Praia, o programa Caravanas do Conhecimento promove, nas férias de julho, o Redescobrindo o Interior, que leva estudantes residentes nos municípios litorâneos para conhecer o interior paulista.

O programa Caravanas do Conhecimento foi criado na década de 80 pelo governador Franco Montoro, com o objetivo de disseminar o conceito de “aprender brincando”. Funcionou por seis anos. Em 2004, foi relançado e já levou cerca de 150 mil crianças para conhecer as praias e municípios paulistas.

Para cadastrar próximas visitas ao litoral e interior paulista as prefeituras municipais devem mandar um ofício ao CEPAM e ele se encarregará de escolher e programar todas as visitas. Mais informações sobre o programa entrar no site do Cepam.